Para Eduardo Braga, sem novo Código Penal ações de segurança pública têm poucas chances de sucesso



O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) afirmou na manhã desta quarta-feira (8) que, sem um novo Código Penal, “todo esforço [na área de segurança pública] terá poucas chances de ter sucesso”. Relator da Subcomissão Permanente de Segurança Pública do Senado, o parlamentar participa de debate sobre as leis penais e a segurança  pública.

A declaração de Eduardo Braga foi feita diante de representantes da comissão de juristas encarregada de elaborar um anteprojeto para um novo Código Penal. Essa comissão é presidida por Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também participa da reunião.

Ao reiterar a necessidade de um novo Código Penal, o senador afirmou que o código atual, elaborado em 1940, está ultrapassado “e sem a dinâmica de uma sociedade moderna”. Ele também ressaltou que a preocupação com a segurança pública aparece como prioritária em várias pesquisas de opinião pública realizadas em diversos estados do país.

– A segurança é uma prioridade para a população brasileira – frisou.

Ao lembrar que hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher, Eduardo Braga declarou que o novo Código Penal, “ao representar os anseios de uma sociedade mais moderna, deve garantir os direitos das mulheres”.

A audiência pública conta ainda com a participação de secretários estaduais de segurança pública e acontece na sala 3 da Ala Alexandre Costa.

Mais informações a seguir

Da Redação



08/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga quer recursos impositivos para segurança pública

Eduardo Braga diz que novo Código Florestal deve seguir compromisso com a biodiversidade

Eduardo Braga lamenta contingenciamento de recursos da segurança pública

Eduardo Braga pede discussão de política nacional de segurança pública

Eduardo Lopes pede cautela na votação do novo Código Penal

Secretários de segurança pública propõem alterações no Código Penal