Para evitar colapso, presidente do Ipea recomenda pressa nas obras de infraestrutura



O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, alerta em entrevista ao programa Agenda Econômica, da TV Senado, que a ascensão de milhões de novos consumidores brasileiros exige pressa nas obras de infraestrutura, ou haverá risco de colapso.

Depois de lembrar que 32 milhões de brasileiros chegaram à classe média nos últimos anos, Pochmann pondera que essas pessoas precisam de mais e melhores sistemas de transporte, rodovias, portos, aeroportos, redes de esgotos, água tratada e comunicações, entre outras coisas.

Baseado em estudo divulgado recentemente pelo Ipea, ele reafirma que o Brasil tem plenas condições de erradicar completamente a pobreza extrema já a partir de 2016. Márcio Pochmann alerta ainda que os novos índices de fecundidade das mulheres brasileiras permitem supor que, em 20 anos, dois terços da população brasileira serão constituídos por pessoas não-brancas. Por isso, ele recomenda que, para não ocorrer aumento das desigualdades sociais, o país também apresse os programas de cotas para negros. A taxa de fecundidade, que era em 1960 de 6,28 nascimentos por mulher, caiu ao longo das últimas décadas, tendo ficado em 1,86 em 2008. Isso significa rápido envelhecimento da população, com reflexos sobre a produção e o sistema previdenciário.

A entrevista do presidente do Ipea será apresentada pela TV Senado neste sábado (6) às 16h30 e às 21h30. Haverá reprise no domingo (7), às 2h30, às 11h30 e às 22h.

Já o programa Espaço Cultural apresentará a cantora e compositora Teresa Cristina, representante da nova geração dos sambistas. Em dez anos de carreira, ela já recebeu prêmios e surpreende o público com canções que vão além do samba. O Espaço Cultural irá ao ar às 14h30 de sábado (6) e à 0h e às 14h30 de domingo (7).

Por sua vez, o programa Leituras entrevista a escritora judia Tatiana Salem Levy, que descreve como consegue equilibrar o humor e a tragédia que marcam a história de seu povo. O Leituras será apresentado no domingo (7) às 4h e às 8h.



05/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris pede ações eficazes para evitar colapso na disponibilidade de água

Presidente do Ibama explica atuação do instituto em obras de infraestrutura

Garibaldi recomenda pressa na reforma tributária

FMI recomenda política fiscal para evitar crescimento excessivo da demanda do País

Recursos Hídricos: Sabesp recomenda economia para evitar falta de água

Presidente do Serpro descarta colapso tecnológico durante a Copa de 2014