Para Heráclito, Brizola é a referência mais marcante da política brasileira



Ao prestar sua homenagem a Leonel Brizola, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse nesta terça-feira (22) que talvez ele tenha sido a referência mais marcante da política brasileira nos últimos tempos. Para o senador, ao longo dos últimos 50 anos, Brizola conseguiu se destacar, -uns por temê-lo, outros por adorá-lo-. Mesmo no período de exílio, quando imperava a censura no país, Brizola conseguia ser notícia na imprensa, disse.

Heráclito lembrou a paixão com que Brizola defendia suas convicções, acrescentando que, em sua trajetória, o ex-governador foi um verdadeiro -desafiador da lei da gravidade-. Brizola, comentou o senador, deixou uma eleição tranqüila no Rio Grande do Sul para marcar posição no Rio de Janeiro, -uma maneira de nacionalizar as idéias que defendia-.

O senador revelou que teve contato com Brizola quando entrou no PDT, no ato de sua filiação, e exercia o cargo de prefeito de Teresina. De acordo com Heráclito, sua filiação se deveu ao magnetismo de Brizola, mas divergências políticas impediram sua permanência no partido, o que não diminuiu sua admiração pelo ex-governador.



22/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Serys, é difícil imaginar a política brasileira sem Brizola

Requião diz que Covas é uma referência moral para a política brasileira

Lobão: ACM foi um dos mais expressivos líderes da política brasileira

Para SaferNet, experiência brasileira poderá ser referência de governança global da Internet

CRE realiza mais uma audiência sobre rumos da política externa brasileira

Vanessa Grazziotin cobra mais participação das mulheres na política brasileira