Para Heráclito, Lula não gostou do sucesso de Alencar no Senado



O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Heráclito Fortes, acha que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com ciúmes do sucesso que o vice-presidente José Alencar fez no Senado, quando veio, na última quarta-feira (17), expor as razões do governo para prorrogar a vigência da CPMF. Na opinião de Heráclito, essa teria sido a razão para Lula, numa entrevista em Angola, chamar o Democratas de "demo".

- Com todo o respeito à sua santidade, o Lula, nessas declarações prestadas em Angola, o Demo continua coerente com o que vem pregando já há algum tempo. Eu só pediria à sua santidade que tivesse a preocupação de ler pronunciamentos feitos por seu partido, por membros do seu partido, quando da criação da CPMF - reagiu Heráclito.

Em entrevista concedida ao chegar no Senado, Heráclito disse estar interessado em saber o que foi que mudou na posição do PT com relação à CPMF. No seu entender, o que o governo Lula está fazendo agora é santificar Fernando Henrique Cardoso, o criador dessa contribuição.

- Porque a CPMF, criada por Fernando Henrique, que era um demônio àquela época, tornou-se agora a salvação? Nós sabemos que a questão da saúde no Brasil não é questão financeira, mas questão de gestão, de administração dos recursos. É só examinar a arrecadação dos últimos cinco anos e observar quanto foi para a saúde e quanto foi desviado para outros fins.

Na mesma entrevista, o senador pelo Democratas definiu as declarações de Lula em Angola como manifestação de "dor-de-cotovelo" de um governo insatisfeito com o sucesso de José Alencar em seu diálogo com o Legislativo.

-O presidente é bem informado, soube do sucesso que José Alencar fez no Senado. Aliás, foi encantadora a maneira educada, urbana e polida com que o vice tratou a todos os parlamentares, inclusive abrindo as portas para o entendimento. Essa ciumada entre presidente e vice no Brasil é histórica. Ela já provocou várias crises. Uma das últimas foi a crise envolvendo Figueiredo e Aureliano Chaves, que abalou o processo sucessório, abrindo inclusive as portas para a redemocratização do país. Eu só espero que agora essa ciumada entre Lula e José Alencar traga algo positivo para o país. Nós estamos precisando - enfatizou.



19/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito critica o presidente Lula e elogia José Alencar

Heráclito elogia Alencar e critica o presidente da República

José Alencar e Lula se encontraram para o bem do Brasil, diz Inácio Arruda

Para Heráclito, governo Lula maltrata o Piauí

Jucá comemora sucesso do tratamento do ex-presidente Lula

Dilma e Lula vão juntos a velório de Alencar