Para José Alencar, PFL não irá lançar candidato à Presidência do Senado



O senador José Alencar (PMDB-MG) previu nesta quinta-feira (dia 1º) que o PFL não deverá lançar candidato à Presidência do Senado, observando, no entanto, que nada impede que o partido apresente um nome. Embora ressalte que pelas tradições do Senado cabe ao partido majoritário, que é o PMDB, indicar o candidato à Presidência, Alencar disse que, caso o PFL lance candidato próprio, a decisão será respeitada.

José Alencar considera natural a possibilidade de o PFL apoiar a candidatura do oposicionista Jefferson Peres (PDT-AM) à Presidência do Senado, mas observou que se isso ocorresse o PFL tomaria a decisão de não ser mais um partido no governo.

- É bom lembrar que o PFL não é apenas um partido que compõe a base do governo, mas está no governo - observou.

Na avaliação do senador, se o PFL apoiar a candidatura de Jefferson Péres "ou o PFL terá saído do governo ou o governo terá ingressado na oposição". Ele acrescentou que, caso essa hipótese vire realidade, o PFL passaria a ser o maior partido do Bloco Oposição no Senado.

José Alencar salientou que o PMDB caminha unido para eleger Jader Barbalho presidente e previu que haverá uma aceitação natural do nome de Jader pelo fato de ele ser "o candidato do partido a quem pertence a vez de ocupar a Presidência do Senado".

01/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery registra decisão do PSOL de lançar Plínio de Arruda Sampaio à Presidência da República

Lobão, na presidência da sessão, saúda José Alencar

Gleisi Hoffmann: José Alencar credenciou a candidatura de Lula à Presidência

Pelo uso da palavra, oposicionistas podem lançar vários candidatos à Presidência do Senado

Começa reunião do PMDB para indicação de candidato à Presidência do Senado

PMDB se reúne nesta terça para indicar candidato à presidência do Senado