Para Melo, questão da segurança é de defesa nacional



O problema da falta de segurança da sociedade brasileira deve ser tratado como questão de defesa nacional, conforme afirmou nesta quarta-feira (20) o senador Geraldo Melo (PSDB-RN). Para ele, em lugar da discussão sobre o desarmamento da sociedade, como quer a proposta de emenda à Constituição apresentada pelo senador Roberto Freire (PPS-PE), o mais importante é encontrar informações de como se organizam os grupos criminosos:

- Depois de 1945 até 1995, houve 168 importantes conflitos no planeta, dos quais apenas 32 foram entre Estados diferentes. A nossa política de defesa tem que estar voltada para aquilo que ameaça as instituições nacionais, venha de fora ou de dentro do Brasil - afirmou.

Com a ressalva de que falar em seu próprio nome e não como líder do PSDB, o senador disse que está na hora de se estabelecer a conexão entre o problema de insegurança em que o país está mergulhado e a questão da defesa das instituições do Estado brasileiro.

Nesse sentido, Melo considerou prioritário as autoridades responsáveis indagarem sobre quais as conexões entre grupos como o PCC e o Comando Vermelho e o que eles fazem com os carros que roubam, as jóias que tomam dos cidadãos nas ruas e as cargas que assaltam nas estradas. O que está faltando é informação como base de uma política de segurança, afirmou.

Por trás do aparecimento daqueles grupos, Geraldo Melo acredita que estão sendo criadas estruturas à margem e contra o Estado, ameaçando a própria soberania nacional. Para o senador, a proposta apresentada por Roberto Freire - de estatização das fábricas de armamentos - pode ser considerada "ousada, inteligente e bem-intencionada", mas, caso venha a ser aprovada, pode criar expectativas e frustração na sociedade.

- Pois a única coisa que vai se alterar é que a sociedade sabe que ela estará desarmada e os bandidos estarão armados - disse ele.



20/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


GERALDO MELO DEFENDE MUNDANÇA NO CONCEITO DE DEFESA NACIONAL

MIRANDA DIZ QUE TELECOMUNICAÇÃO NO AMAZONAS É QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL

Geraldo Melo disse que a aprovação da MP era questão fechada

Especialista avalia que a falta de segurança pública compromete a defesa nacional

Inácio Arruda destaca importância de estudos e pesquisas sobre Forças Armadas, defesa nacional e segurança

Representante do Pará defende segurança jurídica na questão dos 'royalties'