Para professor é preciso investir mais no setor aéreo internacional
O professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Elton Fernandes, informou, nesta terça-feira (08), que o valor do combustível interfere diretamente no aumento dos custos e da demanda no setor.
Ele participa da audiência pública para debater políticas públicas para aviação comercial promovida pela Subcomissão de Temporária Sobre a Aviação Civil.
O professor acrescentou, que numa visão mundial o transporte aéreo brasileiro tem crescido. No entanto, a demanda do transporte internacional do país, em relação a outros países do mundo, é pequena.
- O setor aéreo esta voltado para a cidade. O nosso transporte internacional é insignificante. – criticou o professor, que informou ainda, que se as empresas internacionais oferecessem serviços no setor brasileiro às empresas nacionais não teriam condições de competir, pois os custos cobrados para as empresas nacionais são maiores que os cobrados para as internacionais.
- É evidente a dificuldade de atingir a margem positiva. As empresas diminuem as tarifas para encher os aviões. Só que tarifas mais baratas não significa lucro – ressaltou Elton Fernandes.
Em sua opinião, é necessário pensar em medidas compensatórias, para permitir que as empresas possam competir no setor internacional. Para ele, o objetivo de investir e melhorar o setor aéreo brasileiro deve ser de Estado.
Mais informações a seguir
08/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA: "É PRECISO INVESTIR MAIS NA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR"
Perillo acusa governo federal de não investir na segurança do setor aéreo
CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro
Crise no setor aéreo demanda medidas mais severas, diz Jefferson Péres
Suassuna diz que é preciso investir nas exportações para enfrentar efeitos da crise argentina
Roberto Cavalcanti: é preciso investir nos municípios pobres para acabar com desigualdade