PARA TUMA, ACORDO NA VOLKS DEMONSTRA MATURIDADE



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que o acordo firmado no mês passado entre a Volkswagen do Brasil e seus funcionários sinalizou uma nova fase nas relações entre patrões e empregados, oferecendo uma demonstração de cidadania em que predominou a maturidade, sustentada no alto nível dos diálogos e no bom senso das partes. O acordo garante que os veículos mundiais da montadora serão produzidos no Brasil, nas fábricas Anchieta e Taubaté, "fato inédito no país".

Tuma destacou que, se o acordo trouxe para os empregados garantia de que não haverá demissões em massa, para a Volkswagem assegurou o prosseguimento em sua meta de investir cerca de US$ 3 bilhões nos próximos cinco anos, dando-lhes condições de enfrentar a concorrência com produtos tecnologicamente mais modernos.

- A Volks evitou demissões e mostrou que problemas complexos podem ser resolvidos pelo diálogo. Os líderes dos sindicatos dos metalúrgicos do ABC e de Taubaté souberam conciliar, com alto grau de consciência política, o trabalho junto às bases com as intensas negociações junto aos executivos da montadora, sem abrir mão de princípios que norteiam o espírito de classe - afirmou.

Tuma lembrou que, com o programa de demissões voluntárias e a reformulação da política de remuneração e de benefícios, a Volkswagen poderá fazer reduções de custos para melhorar e aumentar a produtividade e a competitividade, adequando-se à realidade econômica do país.

13/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY REGISTRA ACORDO DA VOLKS COM SINDICATOS DO ABC E DE TAUBATÉ

Cultura e Fundação Volks lançam campanha para arrecadar livros

ÁLVARO DIAS: FALTA MATURIDADE PARA MANTER REELEIÇÃO

ÁLVARO DIAS: FALTA MATURIDADE PARA MANTER REELEIÇÃO

ÁLVARO DIAS: FALTA MATURIDADE PARA MANTER REELEIÇÃO

ACM RECEBE VICE DA VOLKS