Para Valter Pereira, criminalidade no Brasil está mudando de perfil
A criminalidade no Brasil está mudando de perfil, para uma modalidade que se profissionaliza, infiltra seus quadros nas instituições públicas e torna mais precoce o aliciamento de seus combatentes. Esta é a opinião do senador Valter Pereira (PMDB-MS), que em discurso nesta terça-feira (9), defendeu a modificação de conceitos e métodos de combate ao crime.
O Código Penal foi criado na década de 1940, quando o crime existia, mas não era organizado, analisou o parlamentar, ao contrário dos tempos atuais, quando o crime virou uma empresa e o tráfico, fonte de riquezas. A impunidade é uma das principais causas do aumento da criminalidade, já que "a bandidagem perdeu o medo da represália", seja por estar protegido pela idade, por usar cúmplices menores de idade para se resguardar, por saber usar artifícios para reduzir a pena, quando condenados, ou ainda por ter certeza de que, mesmo reclusos, conseguem extorquir, traficar, seqüestrar e manter-se na delinqüência.
- Tratar uma bandidagem ensandecida e irracional do presente com a brandura da velha legislação penal está invertendo a máxima de que o "crime não compensa" - avaliou.
Um dos paradigmas que devem ser revistos, afirmou o senador, é a questão da maioridade penal. Ele defendeu a redução dos atuais 18 anos, uma proposta que "deve ser encarada com realismo". A matéria está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Mas além da lei rigorosa, afirmou o parlamentar, é preciso que a legislação seja cumprida e executada, e essa execução depende do Poder Executivo, do Ministério Público e Judiciário. Ele frisou que "a responsabilidade do Senado, que faz as leis, não é exclusiva, e sim solidária com os demais poderes e com a sociedade brasileira".
O parlamentar começou seu discurso repudiando as ações de um marginal que, em vídeo veiculado pela TV Globo, ensina ao filho de quatro anos e a uma sobrinha de três a dar coronhadas, assaltar e ameaçar uma boneca. O criminoso detém uma extensa ficha por assaltos, tráfico e sequestro, mas só estava sendo procurado por este último.
- Ensinar a bandidagem a uma criança é atentar contra a própria infância. É esterilizar os sonhos que começam a desabrochar na fase mais bela da vida. Não consigo enxergar crime mais abominável do que esse - lamentou.
09/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
"Graças às lutas das mulheres, Brasil está mudando", diz Dilma
Valter Pereira alerta para efeitos das mudanças climáticas no Brasil
Valter Pereira diz que método inovador está derrotando a dengue em Três Lagoas (MS)
Valter Pereira alerta para a necessidade de o Brasil se preparar para catástrofes naturais
Valter Pereira narra esforço para obtenção de refúgio para grupo de haitianos no Brasil
Valter Pereira alerta para crise comercial entre Brasil e Estados Unidos por causa do algodão