Paraguai inaugura linha de transmissão que vai levar energia da Usina de Itaipu até Assunção
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participou nesta quinta-feira (15), em Foz do Iguaçu, da cerimônia que marcou o início da construção da linha de transmissão de 500 quilovolts (kV) que vai ligar a subestação da margem direita da Usina de Itaipu, em Hernandárias, com a subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção.
Fernando Lugo, comparou o investimento no sistema elétrico paraguaio à construção da própria Itaipu, ressaltando que nada seria possível sem a vocação integracionista do Brasil e do Paraguai. Segundo ele, é difícil medir a importância histórica de um passo “quando já se está no caminho”. Segundo o presidente do Paraguai, com a linha haverá mais condições de usar a energia de Itaipu e fica mais fácil o Paraguai passar de um estágio de economia predominantemente agrícola para industrial.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, disse que o Paraguai tem uma situação privilegiada na área de geração, mas faltavam investimentos em transmissão para que a energia chegue ao consumidor final. “É uma satisfação fazer uma obra dessa dimensão, que vai criar um novo ciclo de desenvolvimento para o Paraguai”.
A ordem de serviço para o começo das obras foi assinada no dia 5 de dezembro e a previsão de término é em 14 meses. Segundo a assessoria de Itaipu, a linha de transmissão terá 348 quilômetros de extensão e o investimento previsto soma US$ 165,7 milhões, com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) – mantido pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Fonte:
Agência Brasil
15/12/2011 20:33
Artigos Relacionados
Dilma inaugura sistema de transmissão de Itaipu, no Paraguai
Equipamento da Itaipu aumenta capacidade de transmissão de energia para Paraguai
Senado aprova aumento da tarifa paga pelo Brasil ao Paraguai por energia da usina Itaipu Binacional
Aberta licitação para obras de construção de linha de transmissão de Itaipu
Linha de transmissão promove comércio com o Paraguai
Brasil negocia preço da energia excedente de Itaipu com Paraguai