Equipamento da Itaipu aumenta capacidade de transmissão de energia para Paraguai



A Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional inaugurou na quinta-feira (2) um equipamento que vai permitir um aumento de 25% na capacidade de transmissão de energia gerada pela usina para o Paraguai. É o sexto e último banco de transformadores instalados na subestação da margem direita da usina e tem a função de baixar a tensão da energia produzida por Itaipu. O novo equipamento deverá melhorar o sistema de manutenção e ocasionar menos quedas de energia.

De acordo com comunicado divulgado pela diretoria da Itaipu, a instalação do conjunto de transformadores faz parte dos esforços dos governos do Brasil e do Paraguai de dotar o país vizinho de soberania energética e maior desenvolvimento econômico. O presidente paraguaio Fernando Lugo, que participou da solenidade de inauguração, disse que o equipamento vai servir também para o país enfrentar a máxima demanda histórica de energia, prevista para os meses de fevereiro e março.

Itaipu tem potência instalada de 14 mil megawatts, sendo que metade pertence ao Brasil e metade ao Paraguai. Como o país vizinho não consome toda a energia a que tem direito, o excedente é vendido ao Brasil. Em 2011, a energia produzida por Itaipu abasteceu 73% do consumo do Paraguai e 17% do Brasil.

 

Fonte:
Agência Brasil



03/02/2012 16:18


Artigos Relacionados


Paraguai inaugura linha de transmissão que vai levar energia da Usina de Itaipu até Assunção

Dilma inaugura sistema de transmissão de Itaipu, no Paraguai

Brasil negocia preço da energia excedente de Itaipu com Paraguai

Falha em Itaipu provoca interrupção do fornecimento de energia no Paraguai

Representação no Mercosul aprova aumento de remuneração ao Paraguai por energia de Itaipu

Eletrosul amplia capacidade de transmissão de energia no Planalto Norte Catarinense