Paraíba recebe ações para a reforma agrária



O Semiárido Brasileiro receberá uma série de medidas para a reforma agrária. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26), em Campina Grande, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Entre as ações estão a universalização da assistência técnica nos assentamentos localizados no Semiárido, que compreende regiões dos nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais. Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Incra e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), que tem por objetivo a execução de ações conjuntas e coordenadas entre os dois institutos nos assentamentos localizados no Semiárido.

Ficou acertado ainda um protocolo de intenções com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para os estudos relativos à oferta de um curso superior na área de saúde voltado ao público da reforma agrária, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Executado pelo Incra, o programa tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. 

Assentamentos com infraestrutura

Para tornar mais justa a distribuição das terras no País, o Estado adota uma série de medidas legais para modificar o uso e a posse de grandes áreas. Este é o princípio da reforma agrária.

No passado, o Estado apenas distribuía a terra e destinava poucos recursos para que os agricultores viabilizassem economicamente suas propriedades, o que levou ao fracasso de diversos assentamentos. Além disso, as terras distribuídas estavam localizadas em áreas marginais e de solo pobre.

O modelo de assentamentos adotado atualmente no Brasil conta com estímulos à produção de alimentos e métodos sustentáveis na produção.

Para melhorar a qualidade de vida do assentamento e estimular os agricultores a não abandonar as próprias propriedades, as políticas públicas no campo passaram a incluir também obras de infraestrutura, como a implantação de redes de água e energia elétrica e a melhoria e construção de estradas (que facilitam o escoamento da produção), além de novos centros comunitários, galpões, pontes e quadras de esporte.

Fonte:

Instituto Nacional do Semiárido



29/08/2013 18:49


Artigos Relacionados


Paraíba conta com feira permanente de produtos da reforma agrária

Incra recebe trabalhadores para discutir reforma agrária em 10 estados

Reforma Agrária recebe dez novos imóveis para mais de 500 famílias

Agripino aponta falha de Lula na reforma agrária e condena ações do MST

Covas mostra a Jungmann maior conjunto de ações pró-reforma agrária no Estado

Covas mostra a Jungmann maior conjunto de ações pró-reforma agrária no Estado