Parceria cultural entre Brasil e Viena é firmada
Aconteceu nesta quarta-feira (9), na sede do Ibram em Brasília, a assinatura de Memorando de Entendimento entre Brasil e Áustria. O Ibram e o Weltmuseum Wien, antigo Museu de Etnologia de Viena, comprometem-se a criar e consolidar uma parceria que prevê a cooperação entre os dois países mais estreitamente e em longo prazo em diversas áreas como pesquisa, conservação, bens culturais e naturais indígenas musealizados, exposições, programas educacionais e acessibilidade em museus.
Marianne Feldman, embaixadora da Áustria em Brasília, enfatizou o interesse de Viena em trazer para o Brasil a exposição etnográfica de Johann Natterer: uma coletânea de objetos etnográficos e naturais coletados na primeira metade do século XIX a pedido da então imperatriz Leopoldina.
A mostra seria em comemoração ao Bicentenário da chegada da imperatriz no Brasil, em 2017. A coleção deverá ser recebida pelo Museu Histórico Nacional (Ibram/MinC). O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, reiterou o interesse do Brasil em celebrar a data com a participação de museus e instituições museológicas de todo país.
Fonte:
Instituto Brasileiro de Museus
09/10/2013 18:54
Artigos Relacionados
Parceria entre ministérios vai estimular o turismo cultural no País
Depois de 40 anos, Brasil adere à Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados
Arquivo Nacional apresenta resultados de parceria Brasil-Holanda sobre patrimônio cultural
Em Bruxelas, Dilma exalta parceria entre Brasil e UE
Aprovado acordo de parceria entre Brasil e Rússia
CIAMPI QUER PARCERIA ENTRE BRASIL E ITÁLIA