Parceria entre BID e governo federal ajuda a tomada de decisões de gestores



O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo federal promoveram nesta quinta-feira (13) um seminário com o objetivo de evitar decisões fundadas em preconceitos, por parte de seus servidores. O seminário “Mind Bugs: Desafios na Tomada de Decisões” contou com a participação da professora e pesquisadora da Universidade de Harvard, Mahzarin Banaji.

Banaji mostrou que muitos erros são cometidos por gestores, a partir de preconceitos que, muitas vezes, não sabem que existem. A pesquisadora fez testes com os participantes. O grupo que acompanhou o seminário era constituído por funcionários do BID e do governo federal, além de diplomatas, representantes de organizações internacionais, acadêmicos e estudantes. Um dos testes comprovou a dificuldade das pessoas em associar o ambiente de trabalho às mulheres e o lar aos homens. Ela mostrou também alguns recortes de jornais que, referindo-se a uma mesma situação, deu tratamento diferenciado a negros e brancos.

Para a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, a apresentação de Banaji deixou claro que “o preconceito influencia, sim, a tomada de decisões”, em especial nas políticas públicas. “Essa palestra ajuda as pessoas a melhor trabalharem suas percepções, e mostra como as políticas públicas devem repensar suas ações. Precisamos olhar para dentro das situações, a fim de entender os fenômenos sociais que não se comportam da maneira que esperamos”, disse a ministra.

Segundo o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Flórez, esse tipo de encontro ajuda na definição de desenhos para vários projetos de cooperação técnica entre a entidade e o governo brasileiro. “As políticas públicas de afirmação são determinantes para romper obstáculos. Mas antes é necessário fazermos um trabalho de conscientização de funcionários”.

“Há dez anos, o BID fez um projeto similar, visando ao acesso de afro-brasileiros aos ensinos básico e médio. Mais recentemente direcionamos esforços com o objetivo de estender o acesso deles ao ensino superior”, acrescentou Carrillo-Flórez.


Fonte:
Agência Brasil



13/10/2011 18:56


Artigos Relacionados


Parceria entre Governo do Estado e Caixa Econômica Federal beneficia servidores

Parceria entre Governo do Estado e Caixa Econômica Federal beneficia servidores

Parceria entre Governo do Estado e Caixa Econômica Federal beneficia servidores estaduais

Garibaldi diz que parlamentares estão "alijados da tomada de decisões nacionais"

Comissão decide manter critério de proporcionalidade para tomada de decisões no Parlasul

Governo Federal vai instituir Fórum de Gestores no DF