Comissão decide manter critério de proporcionalidade para tomada de decisões no Parlasul



A 23ª sessão do Parlamento do Mercosul, em Montevideu, Uruguai, começou nesta segunda-feira (10) com um acalorado debate sobre os pontos do Regimento Interno e do Protocolo Constitutivo do Parlasul que dizem respeito ao processo de tomada de decisões no órgão.

A polêmica, que se passou na reunião da Comissão de Assuntos Internos, gira em torno das chamadas maiorias necessárias para a aprovação de matérias. Parlamentares do Uruguai e da Argentina apresentaram uma proposta de modificação da legislação que rege o Parlamento de forma que seja requerido sempre quórum de 25% dos parlamentares de cada Estado-parte.

Na avaliação deles, isso reforça o poder de voz dos países integrantes do bloco, já que países menores territorialmente e menos populosos, como Paraguai e Uruguai, terão proporcionalmente menos representantes no Parlamento que o Brasil, por exemplo.

Porém, acabou prevalecendo a tese dos parlamentares brasileiros, segundo a qual a modificação acabaria por enfraquecer o sentido de integração do Parlasul. De acordo com o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), da delegação brasileira, a modificação inviabilizaria os trabalhos do Parlamento.

- Simplesmente não se vai a voto com um quórum como esse. Temos que dar dinâmica aos trabalhos, e não freá-los. Defendo que fique como está - disse o deputado.

Já o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) ressaltou que decisões como as que modificam o regimento deveriam ser tomadas no futuro, quando todos os parlamentares do Parlamento do Mercosul tiverem sido eleitos pela população dos respectivos países.

- O nível de mudanças propostas mexe com maiorias futuras - observou Zambiasi.



10/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa do Parlasul convida ministros para definir proporcionalidade

Mercadante defende critério de proporcionalidade para comissões e sugere mandato de diretor-geral atrelado ao do presidente do Senado

Critério de proporcionalidade no Parlamento do Mercosul será estabelecido em 30 dias

Petrelluzzi cobra critério de proporcionalidade na distribuição de recursos ao sistema carcerário

Critério de proporcionalidade será tema de próxima sessão do Parlamento do Mercosul

Acordo permite que relatorias de MPs passem a ser distribuídas pelo critério da proporcionalidade partidária