Parceria possibilitará economia em conjuntos habitacionais
As ações previstas estimam economia de, no mínimo, 2 mil megawatts por ano
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Bandeirante Energia assinaram convênio para a realização de projetos e ações que permitam uso eficiente de energia elétrica em moradias populares da empresa em Mogi das Cruzes. Com o acordo, 1.680 apartamentos do Conjunto Habitacional Mogi das Cruzes I, no distrito de Cezar de Souza, terão aquecimento solar instalado para substituição de chuveiros elétricos e lâmpadas fluorescentes compactas de alta eficiência energética e luminosidade. O objetivo é reduzir o consumo durante o horário de pico do sistema elétrico.
As ações previstas no convênio estimam economia de, no mínimo, 2 mil megawatts por ano nos conjuntos. O prazo para a realização do projeto e das ações é de um ano a partir do fornecimento, pela CDHU, de informações técnicas, plantas e cadastros para a Bandeirante Energia. O protocolo de cooperação entre as companhias foi assinado em 28 de março, baseado no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Bandeirante e na regulamentação estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, a parceria vai beneficiar, ao longo de quatro anos, mais de 4,8 mil famílias. "Nossa intenção é estender esse tipo de acordo para muitas cidades. Os novos conjuntos habitacionais já serão construídos com aquecedor solar, além de outras melhorias, como revestimento em pisos e azulejos e medição individualizada do consumo de água. Queremos oferecer atendimento integral aos mutuários da companhia", ressaltou.
A Bandeirante assumirá todos os custos do projeto e dos serviços de instalação, o que significa que nenhum valor será repassado aos moradores. A estimativa da companhia energética é dotar 1,2 mil unidades por ano com aquecimento solar e iluminação econômica. Para o diretor comercial da Bandeirante Energia, Paulo César Corrêa Soares, a parceria reduzirá consideravelmente o custo da energia para os mutuários da CDHU.
A parceria Bandeirante/CDHU tem ainda caráter educacional. Ações e eventos para conscientização e orientação sobre o uso eficaz e seguro de energia elétrica fazem parte do programa. Serão enfatizadas outras medidas que ajudam a reduzir o valor da fatura dos consumidores.
Da CDHU
05/28/2008
Artigos Relacionados
CDHU aposta em aquecimento solar nos conjuntos habitacionais
Conjuntos habitacionais da CDHU vão sediar Virada Esportiva
Inauguradas duas feiras livres em conjuntos habitacionais da CDHU
CE aprova projeto que torna obrigatória construção de creches em conjuntos habitacionais
Habitação: CDHU autoriza obras de infra-estrutura em conjuntos habitacionais de Itápolis
Habitação - Trabalho em comunidade melhora a qualidade de vida nos conjuntos habitacionais do Govern