Parlamentares comemoram 200 anos da Polícia Militar do Distrito Federal



O Congresso Nacional comemorou em sessão solene, no Plenário do Senado, o bicentenário da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A sessão foi proposta pelo senadores Adelmir Santana (DEM-DF) e Cristovam Buarque (PDT-DF). A corporação, lembrou o senador pelo Democratas, foi criada no dia 13 de maio de 1809 como a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia.

Ao abordar o papel da instituição na segurança do DF, o senador afirmou que "a população de Brasília sabe, de fato, que pode contar com sua Polícia Militar para a garantia de paz e tranqüilidade". Ele defendeu a aprovação do Plano de Cargos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, em análise na Casa Civil da Presidência da República.

A PMDF é formada, disse Adelmir Santana, por 17 mil policiais "treinados e capacitados para atender qualquer tipo de solicitação da comunidade do Distrito Federal, agora com exigência de nível superior em todos os escalões da corporação".

O senador registrou ainda que a PMDF teve papel de destaque, na década passada, quando a sociedade brasiliense uniu-se para implantar as faixas de pedestre, "humanizando o trânsito na capital federal".

- Mais de dez anos se passaram e Brasília tornou-se exemplo nacional pelo respeito à faixa de pedestre, devendo agradecer à Polícia Militar pela atenção que teve para que esse resultado se concretizasse - declarou.

Adelmir Santana disse que a PMDF também ajuda a manter viva a chamada Lei Seca, impedindo que motoristas dirijam após ingerir bebida alcoólica, e a desenvolver a consciência da população brasiliense, mostrando a incompatibilidade entre bebida e direção de veículos.

- É uma situação de efeito prático inigualável, que salva vidas e impede dramas diários - ressaltou o parlamentar.

Profissionalismo

O senador Cristovam Buarque iniciou seu discurso homenageando os policiais militares que perderam a vida no trabalho. Quando foi governador do Distrito Federal, disse, conheceu o profissionalismo e disciplina da PM. Durante sua gestão, observou, nunca teve problemas de relacionamento com nenhum comandante da corporação.

- Nossa polícia militar é a melhor de todo Brasil, em primeiro lugar pelaética, pois temos escutado denúncias contra policiais de todo o Brasil e não há uma denúncia de comportamento eticamente equivocado da Polícia Militar do Distrito Federal - declarou Cristovam Buarque.

Durante a sessão, aberta pela 2ª vice-presidente, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), os líderes do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), e do PRB, senador Marcelo Crivella (RJ), analisaram o papel da PM e elogiaram o trabalho da instituição em Brasília.

O secretário de Segurança Pública do DF,Valmir Lemos de Oliveira; o comandante-geral da PMDF, coronel Antônio José Cerqueira, e o presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiro Militares do Brasil, entre outros, participaram da comemoração.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia 152 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Em sessão solene, parlamentares comemoram os 20 anos da Constituição

Exposição no Senado marca o 152º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Museu de Polícia Militar comemora 54 anos

Centro de Formação da Polícia Militar completa 71 anos

Evento: Polícia Militar completa hoje 175 anos