Exposição no Senado marca o 152º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal



Fica aberta até esta sexta-feira (27), na Senado Galeria, exposição de objetos e documentos sobre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A mostra integra as comemorações dos 152 anos da instituição, celebrados no dia 2 de julho. Está programada ainda uma sessão especial, a ser realizada nesta quinta-feira (26), a pedido do senador Adelmir Santana (DEM-DF).

Podem ser conhecidas na exposição dicas para evitar acidentes domésticos, para sair de um prédio em chamas e, também, formas de prevenção de afogamentos. Estão expostos ainda equipamentos e materiais específicos e de uso dos bombeiros em atividades como salvamento e emergência médica. Capacetes, luvas, máscaras contra gases, botas, além de fotos sobre ações desenvolvidas pelos integrantes da corporação são alguns dos materiais expostos.

O pára-quedismo, nova modalidade de ação que vem sendo desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros, também está representado na exposição. Tem como objetivos a formação e a qualificação de pessoal especializado para o emprego em ações de combate a incêndios florestais, salvamento, resgate e desembarque de tropa na região do Distrito Federal e em todo o território brasileiro, conforme a necessidade.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros faz parte do complexo administrativo e de segurança pública do governo do Distrito Federal. A corporação tem entre suas atribuições constitucionais o combate e o controle de incêndios, salvamento, realização de perícias, atendimento pré-hospitalar de emergência e ações de defesa civil.

A Senado Galeria fica no Anexo I do Senado.

24/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia 152 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Senado comemora 154 anos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal faz 154 anos e é homenageado

Senado celebra 154 anos do Corpo de Bombeiros Militar do DF

Exposição marca lançamento da Campanha do Desarmamento no Distrito Federal

SENADO DECIDE SOBRE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS