Parlamentares de El Salvador conhecem serviços de informação do Senado



O Senado Federal recebeu a visita, nesta segunda-feira (2), da delegação parlamentar da Comissão de Modernização da Assembléia Legislativa de El Salvador, integrada pelos deputados José Rafael Machuca, Humberto Centeno e Hermes Flores. Acompanhados pelo embaixador da República de El Salvador no Brasil, José Roberto Andino Salazar, os deputados estiveram no Senado para conhecer programas aplicados na disseminação de informações legislativas, que concorrem para aperfeiçoar o processo parlamentar e estreitar os laços da instituição com a sociedade.

Pela manhã, os visitantes estiveram no Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), onde assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra técnica sobre processos legislativo e orçamentário, ministrada pelo diretor Fernando Cicciliati. Também conheceram as instalações da sala-cofre do Prodasen, uma área de acesso restrito por armazenar informações importantes e sigilosas.

Recepcionados pelo diretor de Relações Públicas do Senado, Francisco Biondo, e pela consultora de Comunicação Social do Prodasen, Sandra Bastos, as autoridades salvadorenhas visitaram, em seguida, as instalações do programa Interlegis, voltado para a interligação, por meio da informática e de outros recursos tecnológicos, da estrutura do Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. Na oportunidade, inclusive, os deputados participaram de uma videoconferência institucional.

Após visitar a sede do Senado Federal, às 14h30, a delegação parlamentar de El Salvador irá conhecer o serviço 0800 - A Voz do Cidadão , criado pela instituição em 1997 e que recebe uma média de 120 mil chamadas por ano. Segundo a relações públicas Ana Lúcia Novelli, responsável pelo serviço, o maior número de chamadas vem de São Paulo e refere-se a pleitos a serem enviados aos senadores.

- Trata-se de uma forma democrática, e gratuita, de acesso do cidadão ao Senado, que pode expressar sua opinião, encaminhar sugestões e receber informações institucionais e legislativas - explicou Ana Lúcia, adiantando um pouco do que será apresentado aos parlamentares de El Salvador.



02/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SECS expõe serviços de informação do Senado a assessores parlamentares

Investidores dos EUA conhecem projetos brasileiros de tecnologia da informação

Sistemas de informação no Brasil serão tema de evento em Salvador

Parlamentares da Indonésia conhecem políticas públicas brasileiras

Parlamentares conhecem operação de combate ao crime organizado

Parlamentares conhecem experiência europeia de políticas contra drogas