Parlamentares conhecem operação de combate ao crime organizado



Os senadores Magno Malta (PL-ES) e Sibá Machado (PT-AC) e a deputada Laura Carneiro (PFL-RJ) visitaram, na última quinta-feira (24), a sede da Fundação Giovanni e Francesca Falcone, em Palermo (Itália). Os três parlamentares estão no país para conhecer em detalhes a Operação Mãos Limpas, uma ação liderada por um grupo de magistrados que conseguiu levar a julgamento centenas de membros da Máfia italiana.

A fundação foi instituída em 1992 após o assassinato, a mando da Máfia, do juiz Giovanni Falcone e sua esposa. O juiz foi pioneiro na luta contra o crime organizado na Itália. Além da visita à fundação, eles estiveram com subprocurador da República, Alfredo Morvillo, que relatou as medidas que foram tomadas para combater o crime organizado no país, entre elas a prisão perpétua.

Para Magno Malta, o encontro foi extremamente significativo. Segundo ele, a união de forças é fundamental para a redução da influência das associações criminosas sobre os poderes do Estado. -Não se pode pensar em enfrentar o crime organizado com base em uma visão estreita que apenas leva em conta o interesse de um determinado país, porque tratam-se de problemas que devem ser enfrentados globalmente, em nível internacional-.



25/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Combate ao crime organizado é tema de encontro

Maior rigor no combate ao crime organizado

CCJ aprova projeto de combate ao crime organizado

CCJ vota projeto de combate ao crime organizado

Brasil e China têm acordo de combate ao crime organizado

Rigor no combate ao crime organizado será debatido na CCJ