Parlamentares discutem saídas para a Argentina
Os desdobramentos da crise argentina foram o principal foco de discussões na reunião da mesa diretora da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, realizada nos dias 11 e 12 deste mês, em Buenos Aires. Além dos debates parlamentares travados no Senado da Argentina, os participantes tiveram um encontro com o presidente Eduardo Duhalde e com o chefe da delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) junto ao governo argentino, Anoop Singh, com quem analisaram saídas para restabelecer a normalidade no país.
Durante a audiência com Duhalde, o presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), reiterou o apoio do Congresso Nacional à Argentina e propôs a abertura total do mercado brasileiro aos produtos argentinos. Requião também expôs algumas propostas discutidas pela mesa diretora do colegiado, como a criação de um fundo sul-americano de ajuda à Argentina e a adoção do sistema de trocas comerciais nas respectivas moedas nacionais.
Já no encontro com o chefe da delegação do FMI, Roberto Requião manifestou a preocupação do Legislativo Brasileiro em relação à pressão sofrida pela sociedade argentina com o risco de rompimento da normalidade democrática. Na sua opinião, os países em desenvolvimento, as economias industrializadas e o FMI precisam assumir a co-responsabilidade pela resolução dessa crise. Em resposta, Anoop Singh voltou a atrelar a ajuda financeira ao país à implementação de um programa de ajustes pelo governo argentino.
A representação brasileira na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul contou também com a participação dos senadores José Fogaça (PPS-RS) e Roberto Saturnino (sem partido-RJ) e do deputado federal Júlio Redecker (PPB-RS). Além da manifestação de solidariedade dos Parlamentos do Mercosul para com a Argentina, as delegações presentes ao encontro expressaram sua preocupação com os efeitos da crise sobre os países da sub-região e com a prevalência do estado de Direito e das instituições democráticas no Cone Sul.
22/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil e Ucrânia discutem saídas para a crise e firmam acordos agrícolas
Ministros de Brasil e Argentina discutem agenda comum para encontro do G-20
Parlamentares discutem em Plenário alternativas para a Amazônia
PARLAMENTARES DISCUTEM NOVOS PRAZOS PARA ORÇAMENTO
Parlamentares discutem novas regras para recolhimento do INSS
PARLAMENTARES DISCUTEM COM EVERARDO DISPONIBILIDADE DE RECEITAS PARA 2001