Parlamentares discutirão tramitação acelerada para novo sistema nacional de defesa civil



Os senadores da bancada do Rio de Janeiro deverão aproveitar a reunião da Comissão Representativa do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (20), para apelar por um rito veloz na aprovação de projetos que constituirão um novo marco legal para o sistema nacional de defesa civil. A informação foi dada nesta quarta-feira (19) pelo senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ). As chuvas na região serrana do Rio de Janeiro já resultaram na morte de mais de 700 pessoas, em deslizamentos e enchentes. Estados como São Paulo e Minas Gerais também foram duramente atingidos.

VEJA MAIS

A reunião da Comissão Representativa foi convocada pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, para analisar a Medida Provisória 522/11, que liberou R$ 780 milhões para a execução de obras emergenciais e de prevenção, e outras providências cabíveis para ajudar as regiões atingidas pelas chuvas.

De acordo Lindberg Farias (PT-RJ), as mudanças a serem propostas, em parceria com o governo federal, englobariam desde medidas imediatas voltadas à recuperação econômica das regiões atingidas até a criação de um cadastro nacional de áreas de risco. Há também a proposta de criação de uma Força Nacional de Defesa Civil, a ser estruturada nos moldes da Força Nacional de Segurança. Ele espera ver o pacote aprovado até o final de março.

- Há uma fragilidade enorme no sistema legal de defesa civil. Não existe cadastro nacional de áreas de risco, nem instrumentos para dar efetividade às leis, nem definição de responsabilidades - disse Lindberg.

Em relação às medidas de recuperação econômica das áreas atingidas, Lindberg afirmou que parlamentares, governos e prefeituras negociam com ministérios um pacote de isenção temporária dos principais tributos federais. Além disso, o senador pretende apresentar projeto para conceder estímulos financeiros, por meio de bancos públicos, aos setores da indústria, agricultura, turismo e comércio.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), para quem o enfoque das ações imediatas deve estar no auxílio à população atingida, lembrou que a região devastada constituía um pólo turístico.

- Os hotéis e restaurantes estão vazios. Será preciso um grande esforço para recuperação do setor de serviços - disse o senador, que classificou a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro como "uma das maiores que o mundo já conheceu".



19/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo conselho se reúne para avaliar Sistema Nacional de Defesa Civil

Reestruturação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) - em tramitação no Congresso Nacional

Constituição poderá prever sistema nacional de defesa civil e carreira pública para o setor

Sarney aguarda indicação de partidos para instalar comissão do Sistema Nacional de Defesa Civil

Parlamentares discutirão temas estaduais em novo programa da TV Senado

Governo quer reestruturar Sistema Nacional de Defesa Civil