Parlamentares do Mercosul encerram seminário em Natal
Terminou nesta quinta-feira (14), em Natal (RN), o seminário O Mercosul, a Alca e a Dívida Externa, promovido pela Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. A relação entre o bloco econômico sul-americano e a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) esteve no centro da rodada final dos debates. "É um jogo duro, mas governo e empresários estão preparados", afirmou o senador Fernando Bezerra (PTB-RN). Ele observou, contudo, que, para o Brasil assinar o acordo da Alca, "será preciso o seu reconhecimento como sendo um bom negócio para o país".
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da Comissão do Mercosul, criticou a forma, segundo ele indiscriminada, com que foi feita a abertura comercial do Brasil, o que teria representado prejuízos para o comércio exterior do país. Defendendo a necessidade de cautela na negociação com os Estados Unidos para uma área de livre comércio, Requião lembrou que, desde o início da abertura, a participação brasileira no movimento comercial mundial caiu de 1,2% para 0,8%.
Requião também criticou a recente decisão do governo americano de restringir as importações de aço e de outros produtos brasileiros. Para o senador, os Estados Unidos são o país mais protecionista do mundo. O governo Bush, disse Requião, concedeu US$ 212 bilhões em subsídios para a agricultura americana.
Para o deputado federal Ney Lopes (PFL-RN), vice-presidente da Comissão do Mercosul, "os Estados Unidos são um parceiro essencial, mas o Brasil tem que ter clareza de reivindicar uma negociação que preserve seu futuro". Ele destacou que cabe ao Brasil papel de liderança na integração econômica das comunidades latino-americanas.
O seminário de Natal, coordenado pelo deputado, contou também a presença do governador Garibaldi Alves; dos deputados federais Feu Rosa (PSDB-ES) e Inácio Arruda (PC do B-CE); da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ótom Anselmo; do presidente das Indústrias do Estado, Abelírio Rocha, e de Admir Torres, representante da Força Sindical. Como parlamentares estrangeiros, o senador Juan Adolfo Singer e o deputado Ronald Pais, ambos do Uruguai, além do deputado paraguaio Mario Escurra.
14/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Palestra e lançamento da campanha de Natal encerram comemorações do Mês do Servidor no Senado
Senado e Câmara encerram seminário sobre consolidação democrática na AL
Inscrições para Seminário Inclusão Produtiva Urbana se encerram no dia 6 de maio
Parlamentares participam de missa de Natal
MISSA DE NATAL REÚNE PARLAMENTARES E SERVIDORES
Comissão do Mercosul reúne-se em Natal e Fortaleza