Parlamentares elogiam Sarney por 'competência e firmeza' na condução dos trabalhos



O presidente do Senado, José Sarney, anunciou, logo após encerrar a ordem do dia desta quarta-feira (21), a realização de uma sessão de encerramento dos trabalhos legislativos da 54ª legislatura, nesta quinta-feira (22). Ele informou que a sessão será deliberativa. Sarney também lembrou que haverá sessão do Congresso Nacional para votar a lei orçamentária de 2012.

Após o anúncio, o líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), elogiou o presidente do Senado pela boa condução dos trabalhos da Casa.

- Vossa Excelência dirige o Senado com mão de mestre, com a firmeza nos momentos em que precisa ser firme, com suavidade em outros momentos, sempre com muito respeito pelo Regimento Interno, pelos seus colegas, com profundo espírito democrático. Vossa Excelência me cativou e vai ter em mim um amigo - disse Aloysio Nunes.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) agradeceu pelo convívio com os colegas ao longo do ano legislativo e também elogiou Sarney pelo "comando firme", que estaria contribuindo, na sua avaliação, para o desenvolvimento do país. Jucá declarou-se, como liderança do governo, satisfeito e com o sentimento do "dever cumprido" pela votação das matérias consideradas prioritárias e apontou a "imprescindível contribuição" das lideranças partidárias, construindo uma "pauta vitoriosa".

- Suas palavras honram a Mesa e a toda Casa. Minha tarefa é muito facilitada pela generosidade e competência dos colegas que compõem o Senado Federal - respondeu Sarney.

O líder do PP, Francisco Dornelles (RJ), na mesma linha de Jucá, cumprimentou Sarney pela "competência e forma democrática" na condução dos trabalhos. Em resposta, o presidente do Senado também lhe endereçou elogios, destacando sua competência, especialmente nas matérias de cunho econômico.

O líder do PTB, senador Gim Argello (DF) também elogiou Sarney pela condução "firme e coerente", com o "timão à mão". Argello também sublinhou a forma "firme e coerente" com que Sarney dirigiu os trabalhos, cuja orientação serviu-lhe, enfatizou, de aprendizado.

O senador Paulo Paim (PT-RS) também agradeceu a Sarney pela votação de projetos, a seu ver, importantes para os trabalhadores brasileiros. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desejou boas festas a Sarney, parabenizando-o pela condução dos trabalhos no Senado. Na sequência, solicitou licença para ausentar-se do Senado entre 14 e 16 de janeiro para participar de encontro em Beirute, no Líbano, da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) e outras comissões econômicas e sociais para debater o tema da erradicação da pobreza no mundo.

PEC das MPs

Pela oposição, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), embora admita que o trabalho legislativo tenha sido produtivo, disse esperar que em 2012 haja um debate "mais intenso". O representante do Pará lamentou que a proposta de emenda à Constituição (PEC 11/2011), de autoria de Sarney, modificando a tramitação das medidas provisórias, não tenha sido aprovada nesse ano. A PEC foi aprovada em junho, por unanimidade, no Senado, mas, desde então, está paralisada na Câmara.



21/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan cumprimenta Sarney pela condução dos trabalhos

Diretores do Senado cumprimentam Sarney pela condução dos trabalhos de 2011

Senadores elogiam competência de delegação brasileira em Cancún

Em despedida informal, senadores elogiam produtividade e competência de Rodolpho Tourinho

SUPLICY ELOGIA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS DA CPI DOS BANCOS

Jarbas critica condução dos trabalhos e diz que não participará de votação