Parlamentares ouvem Wilson Trezza, diretor da Abin



A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) ouviu, nesta quarta-feira (19), a explanação de Wilson Roberto Trezza, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em depoimento reservado. Trezza comentou as atividades da instituição e defendeu a aprovação de projeto que cria a Política Nacional de Inteligência (MSG 198/09), disse à Agência Senado o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), também relator da proposta no colegiado.

De acordo com Azeredo, na conversa, Trezza também negou ter havido qualquer pressão por partes de agentes da Abin sobre o juiz Antonio Carlos Almeida Campelo, de Altamira (PA), que suspendeu o leilão para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Denúncias divulgadas pela imprensa dizem que agentes da Abin teriam procurado Campelo na Justiça Federal de Altamira pedindo informações sobre suas decisões acerca do leilão. O presidente da Abin disse aos parlamentares que houve apenas "um acompanhamento normal", e que o servidor da agência teria se identificado, o que não configuraria pressão.

Trezza também comentou outros assuntos correlatos à segurança nacional, explicou Azeredo, como o risco de guerrilhas na região de fronteira com o Paraguai; outras questões ligadas a sindicatos e greves políticas; e a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo explicou Azeredo, a CCAI, presidida pelo parlamentar, deveria fiscalizar as ações de inteligência do país, conforme determina o Sistema Brasileiro de Inteligência, criado em 1999 por lei aprovada pelo Congresso (Lei 9.883/99). O funcionamento, entretanto, acaba dificultado por causa de sua composição: presidentes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e do Senado e líderes da maioria e da minoria das duas Casas, que são parlamentares normalmente muito demandados. A ideia, disse Azeredo, é expandir a composição da CCAI.



19/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa sabatina de Wilson Trezza, indicado para direção da Abin

Senado analisa indicação de Wilson Trezza para direção da Abin

Comissão aprova indicação de Trezza para diretor-geral da Abin

Jorge Felix e Wilson Trezza visitam Sarney

Parlamentares ouvem chefe de segurança do governo FHC

Comissões de Infra-Estrutura e de Fiscalização e Controle ouvem diretor da Aneel