Parlamentares pedem reabertura de embaixada em Camarões



Um grupo de parlamentares enviou à Presidência da República e ao Itamaraty nesta semana documento pedindo a reabertura da embaixada brasileira na República dos Camarões, fechada há quatro anos. Segundo a senadora Ideli Salvati (PT-SC), uma das subscritoras da solicitação, a iniciativa tem como objetivo honrar o princípio de -reciprocidade diplomática-, já que Camarões é o único país africano que tem representação diplomática no Brasil sem possuir o equivalente brasileiro.

O documento contou com a adesão de 116 parlamentares e sugere que a reativação da embaixada seja confirmada pelo presidente durante a sua viagem à África, que deve ocorrer entre os dias 5 e 12 de agosto.

O embaixador de Camarões no Brasil, Martin Mbarga Nguele, encontrou-se com Ideli nesta semana e agradeceu a mobilização dos senadores pela ampliação das relações bilaterais entre o Brasil e os países da África. Durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, no dia 17, o embaixador, que também é decano dos embaixadores de países africanos no Brasil, enfatizou a necessidade do estreitamento das relações comerciais com o continente africano, um mercado em expansão, e afirmou ser importantíssimo o Congresso Nacional empenhar-se na renovação dessas relações.



30/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dois brasileiros pedem ajuda à embaixada na Costa do Marfim por temerem pela própria segurança

Parlamentares pedem prorrogação da CPI

Parlamentares pedem instalação de bicicletários no Senado

Manifestantes pedem a parlamentares aprovação da PEC do Cerrado

Parlamentares pedem promulgação da PEC que cria tribunais

Parlamentares pedem estímulo à universalização do uso de biocombustíveis