Parlamentares vão investigar denúncia sobre interferência dos Estados Unidos na Polícia Federal



A denúncia publicada pela revista Carta Capital, segundo a qual a Polícia Federal brasileira estaria sendo "comprada" pelos Estados Unidos, será tema de duas reuniões, neste mês, da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º), durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que atualmente preside os dois colegiados.

Serão convidados para uma reunião na quarta-feira (14) o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda; e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Felix. Na véspera, deverão ser ouvidos pela comissão o ex-chefe no Brasil do Federal Bureau of Investigations (FBI) - órgão da estrutura policial do governo dos Estados Unidos - Carlos Alberto Costa e um outro brasileiro, cujo nome ainda não foi divulgado, que teria colaborado com a agência norte-americana que tem como objetivo o combate às drogas.

Ao anunciar as duas reuniões, Suplicy disse que já havia conversado sobre o assunto com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), autor de um requerimento em pauta na reunião da CRE, que estabelecia a convocação de Thomaz Bastos e de Jorge Armando Felix. As reuniões da comissão mista, adiantou o senador, poderão ser reservadas. Participam dessa comissão os presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e do Senado e os líderes da maioria e da minoria de cada Casa.

No requerimento de Arthur Virgílio, o senador solicita esclarecimentos acerca das denúncias publicadas pela revista Carta Capital e pelo Jornal do Brasil, segundo as quais a Polícia Federal do Brasil vem sendo comprada pelos Estados Unidos, que estariam pagando contas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além de infiltrar agentes secretos no território brasileiro. A revelação à imprensa foi feita pelo ex-chefe do FBI que será ouvido pelos parlamentares.



01/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Polícia Federal deve investigar denúncia de Jarbas Vasconcelos

Comissão deve investigar pressão dos Estados Unidos sobre diplomata brasileiro

Crivella quer CPI para investigar quadrilhas que facilitam entrada nos Estados Unidos

Polícia Legislativa do Senado vai investigar denúncia de Demóstenes contra Agaciel

Parlamentares irão aos Estados Unidos para averiguar situação de detentos brasileiros

Polícia Federal vai investigar morte de juíza no Rio de Janeiro