Comissão deve investigar pressão dos Estados Unidos sobre diplomata brasileiro



O diretor-geral da Organização para Proscrição das Armas Químicas (Opaq), o diplomata brasileiro José Maurício Bustani, poderá prestar informações à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre as tentativas do governo dos Estados Unidos de afastá-lo do cargo, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Requerimento nesse sentido, apresentado pelo senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ), deverá ser votado nesta terça-feira (9), às 17h30.

Dos outros 10 itens incluídos na pauta da CRE, cinco referem-se à aprovação de textos de acordos, protocolos ou tratados internacionais firmados pelo Brasil. Entre eles, figuram o tratado sobre transferência de pessoas condenadas e de menores sob tratamento especial, celebrado entre os governos brasileiro e paraguaio em fevereiro de 2000; o acordo firmado entre o Brasil e a Bolívia, em julho de 1999, sobre a recuperação de bens culturais, patrimoniais e outros específicos roubados; e o quinto protocolo ao acordo geral sobre o comércio de serviços, da Organização Mundial do Comércio (OMC), concluído em fevereiro de 1998.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional também irá manifestar-se sobre a indicação do atual embaixador do Brasil junto à República da Áustria, Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur, para acumular os cargos de embaixador brasileiro junto às Repúblicas Eslovaca e da Croácia. Deverá votar ainda a escolha do atual embaixador do Brasil junto ao Reino da Tailândia, Marco Antônio Diniz Brandão, para exercer cumulativamente o cargo de representante diplomático do governo brasileiro junto ao Reino do Camboja e à União de Mianmar.

Projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que prevê o comparecimento bienal dos chefes de missões diplomáticas perante o Senado, além de projeto de decreto legislativo do senador Roberto Requião (PMDB-PR) propondo que seja anulada a concessão da Ordem do Cruzeiro do Sul ao ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, também deverão ser examinados pela CRE. Enquanto a primeira matéria recebeu parecer contrário do relator, senador Ari Stadler (PPB-SC), a segunda conta com voto favorável do senador Roberto Saturnino.

08/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares vão investigar denúncia sobre interferência dos Estados Unidos na Polícia Federal

Crivella quer CPI para investigar quadrilhas que facilitam entrada nos Estados Unidos

Para Alvaro Dias, diplomata brasileiro não deve ser punido pela fuga de senador boliviano

Turismo brasileiro cria empregos nos Estados Unidos

Estados Unidos retiram sobretaxa do suco de laranja brasileiro

Diplomata que sofreu pressão dos EUA é aprovado para a embaixada em Londres