Parlamento do Mercosul realizará audiência pública para debater Itaipu



A Comissão de Economia do Parlamento do Mercosul vai debater o Tratado de Itaipu em audiência pública marcada para o próximo dia 19 de maio, em Montevidéu. Além dos diretores de ambos os países na empresa binacional, a Comissão pretende chamar representantes da Eletrobrás e de sua congênere paraguaia, a Administración Nacional de Eletricidad. A comissão é presidida pelo deputado brasileiro Cezar Schirmer, que considerou a decisão importante para dar transparência ao tema.

A assessoria de imprensa da Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul divulgou que seu novo presidente, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que o contrato bilateral entre Brasil e Paraguai para a construção da usina é inegociável. Para ele, "os tratados bilaterais devem ser respeitados para que seja possível a realização de outros contratos com países que integram o Mercosul".

Mercadante foi eleito presidente da representação na manhã desta segunda-feira (28), por unanimidade, após renúncia do presidente anterior, Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), em protesto pelo que chamou de "descaso e falta de respeito" de ministros brasileiros com relação àquele Parlamento. Ao justificar sua renúncia, Mesquita Júnior informou que os ministros da Educação, Fernando Haddad; da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Cultura, Gilberto Gil; e do Esporte, Orlando Silva, sequer responderam aos convites que lhes foram encaminhados para participarem de audiências públicas.

Além de promover o debate, o Parlamento do Mercosul constituirá uma comissão com a finalidade de acompanhar as negociações entre Brasil e Paraguai. A assessoria de imprensa informou ainda que a Comissão de Infra-Estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pesca e Pecuária do Parlamento do Mercosul aprovou proposta do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para a realização de um encontro de Integração Energética. Esse encontro será precedido de um seminário preparatório, em maio, em Montevidéu.



28/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE realizará mais uma audiência pública para debater pirataria

CCJ realizará audiência pública para debater redução de faixa de fronteira

CMA realizará audiência pública para debater o Plano da Bacia Araguaia-Tocantins

CI realizará audiência para debater a BR-251

CAE realizará audiência para debater crise da Petrobras na Bolívia

Preço da energia de Itaipu deve ser debatido na 9ª reunião do Parlamento do Mercosul em Montevidéu