Parlamento do Mercosul será inaugurado nesta quinta-feira



Será realizada nesta quinta-feira (14), a partir das 10h, a sessão inaugural do Parlamento do Mercosul. O evento ocorrerá no Plenário do Senado, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as principais atividades desse novo foro estão a discussão e a implementação de acordos regionais entre os cinco países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul): Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O bloco tem uma população conjunta de mais de 220 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) total de aproximadamente US$ 1 trilhão.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), abrirá o evento, que também contará com as presenças do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-AL), e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Dos integrantes do Parlamento do Mercosul, estarão presentes o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), presidente em caráter temporário da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM); o ex-vice-presidente da Argentina Carlos Chacho Álvares, que atualmente é presidente da Comissão de Representantes do Mercosul; o senador paraguaio Alfonso González Núñez, que assumirá a presidência do Parlamento do Mercosul até a sua primeira sessão ordinária; Saul Ortega, presidente da CPCM na Venezuela; Roberto Conde, presidente da CPCM no Uruguai; e Alfredo Atanasof, presidente da CPCM na Argentina.

O Parlamento do Mercosul terá sede permanente em Montevidéu (Uruguai). Cada país-membro terá 18 representantes nesse foro: nove senadores e nove deputados.



13/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centro de inteligência para investigação de cartéis será inaugurado nesta quinta

Parlamento do Mercosul realiza sessão inaugural na quinta-feira

USP: Cepema será inaugurado nesta terça-feira

Escritório do Unitar no Brasil será inaugurado nesta quarta-feira (13)

Centro de Detenção Provisória de Manaus será inaugurado nesta sexta-feira (15)

Sessão plenária do Parlamento do Mercosul começa nesta sexta-feira, em Tucumán