Parlasul recomenda criação de selo para produção agropecuária orgânica no Mercosul
Dentre as questões apreciadas durante a 23ª Sessão do Parlamento do Mercosul, realizada nesta segunda-feira (10) em Montevidéu, no Uruguai, os parlamentares aprovaram uma propostado deputado brasileiro José Paulo Tóffano (PV-SP) que recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a criação de um Código de Normas para a Produção Agropecuária Orgânica do Mercosul.
De acordo com o projeto - que precisa receber o aval do CMC para, em seguida, ser apreciado pelos Parlamentos de cada um dos Estados partes - , os alimentos produzidos de acordo com o código de normas receberão o "Selo Orgânico Mercosul".
Ao justificar a proposta, o deputado afirma que uma certificação mundialmente reconhecida aumentaria o valor agregado da produção agropecuária orgânica dos países do Mercosul, que, como observou, cresce cada vez mais. Ele também ressaltou que a produção de alimentos orgânicos é adequada ao modelo de agricultura familiar e à preservação do meio-ambiente.
Energias renováveis
O Parlasul também aprovou proposta do parlamentar argentino Guillermo Jenefes, que recomenda ao CMC a harmonização dos programas e legislações nacionais dos Estados partes referentes à promoção e desenvolvimento de energias renováveis.
A proposta prevê que os Estados revertam suas matrizes energéticas e desenvolvam novos tipos de energia limpa, como a hidráulica, a eólica e a solar. Também procura estimular o uso de combustíveis renováveis ou biocombustíveis, como o biodiesel.
Raíssa Abreu / Agência Senado
11/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil quer normatizar agropecuária orgânica no Mercosul
Parlasul recomenda criação de agência de desenvolvimento
Na pauta da CRA, parceria para produção integrada na agropecuária
Divulgado resultado para iniciativas de cooperativas de produção agropecuária
Abertas inscrições para capacitação de cooperativas de produção agropecuária
Agroecologia e produção orgânica são destaque em evento