Parque Estadual do Jaraguá cria espaço para público especial



Espaço Conviver inclui biblioteca e trilha para portadores de deficiência

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura o “Espaço Conviver”, no Parque do Jaraguá, nesta segunda-feira,  dia 3 de dezembro, segunda-feira. O Espaço Conviver faz parte do projeto que abriga um centro de Educação Ambiental e de Atendimento ao Visitante, biblioteca com publicações em Braille e uma trilha adaptada para portadores de deficiência.

Instalado no Parque Estadual do Jaraguá, o Espaço servirá como piloto da experiência que a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) pretende estender para outras unidades de conservação no estado, dando oportunidade de contato com a natureza aos portadores de deficiência física, visual, auditiva ou mental, além de promover sua participação e integração em ações de educação ambiental.

Para adequar o espaço à visitação de pessoas com limitações, foram instalados equipamentos especiais que permitem a locomoção de deficientes visuais e cadeirantes em uma das quatro trilhas do parque. Conhecida como “Trilha do Silêncio”, pela vegetação que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias e área urbana que cercam o parque, esse trecho é indicado para pessoas de todas as idades, pela facilidade de acesso e por abrigar diversos exemplares da fauna, como tucano do bico verde, bem-te-vi e macaco-prego, assim como da flora, entre os quais o palmito juçara, o guapuruvu, pau-jacaré e manacá da serra.

No caso dos deficientes visuais, além dos sons da mata, os visitantes podem usufuir das informações sobre as espécies existentes no local, impressas em braille.

O projeto levou em conta o fato de grande parte dos parques administrados pela SMA em todo o Estado possuir condições para a promoção da educação ambiental e se apoiou nos dados do IBGE, indicando que 14,5% da população nacional é formada por portadores de algum tipo de deficiência.

A unidade de conservação com cerca de 5 mil hectares tem entre seus principais atrativos o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. Abriga também vegetação remanescente de Mata Atlântica, bosques lagos e equipamentos de lazer e esportes.

O acesso ao Parque do Jaraguá fica na altura do Km 18 da Via Anhanguera, no bairro Jaraguá, em São Paulo.

Por Eli Serenza, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)



12/03/2007


Artigos Relacionados


Parque Estadual Jaraguá tem trilha especial para deficientes

Parque Estadual do Jaraguá receberá R$ 852 mil para melhorias

Parque Estadual Carlos Botelho completa 30 anos com programação especial

Especial do D.O.: Parque Estadual Fonte do Ipiranga inaugura oficinas de metarreciclagem

Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Parque do Jaraguá

Parque do Jaraguá oferece livros em braile sobre meio ambiente