Parque Zoobotânico comemora 117 anos com selos de plantas medicinais da Amazônia
Lançado nesta quarta-feira (15), em comemoração ao aniversário de 117 anos do Parque Zoobotânico, uma edição especial de selos de plantas medicinais brasileiras. Em uma parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCTI) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), foram escolhidas para integrar a série a andiroba, a copaíba, a muirapuama e a unha-de-gato.
De uso popular, as plantas medicinais compõem elemento fundamental da fitoterapia do País e, em particular, da Amazônia, além de representarem o conhecimento tradicional e de uso corrente por parte da população. Cada planta compõe uma lâmina e sua apresentação varia conforme a parte utilizada para consumo no tratamento de diversas doenças.
Escolha das plantas
Para a pesquisadora da coordenação de botânica do Mpeg, Márlia Coelho-Ferreira, a escolha das plantas de uso do conhecimento tradicional, como a andiroba e a copaíba são clássicos amazônicos. “Elas estão para a medicina tradicional amazônica, assim como a mandioca (ou a farinha de) está para alimentação da população da região”, diz Márlia.
Já a indicação da muirapuama, tem uma justificativa centrada na reconhecida capacidade adaptógena ou resistógena de combate ao estresse e à fadiga, guardando semelhança com o guaraná e a catuaba.
A unha-de-gato, reconhecida por sua aplicação em casos de dores articulares e musculares, tem importância especial, por ser a única planta amazônica que consta na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS). Nesta lista, esta planta refere-se exclusivamente à Uncaria tomentosa, espécie alvo de muitos estudos farmacológicos.
Cultura brasileira
Os lançamentos de selos postais são importantes estratégias para homenagear e divulgar manifestações da cultura brasileira. Com emissão pela Casa da Moeda do Brasil, os selos têm valor monetário equivalente à postagem de carta comercial. São quatro os selos com tiragem de 75 mil cada.
Segundo a pesquisadora do Museu Goeldi, convidada a dar consultoria aos Correios, a empresa selecionou o tema das plantas medicinais pela sua importância e o reconhecimento e valorização atuais.
Leia mais:
Ideias criativas podem virar selo nos Correios
Correios recebem sugestões para tema de selos
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
15/08/2012 17:12
Artigos Relacionados
USP de Piracicaba expõe plantas medicinais
Cartilhas explicam uso de plantas medicinais
Saúde investe R$ 2,8 milhões em plantas medicinais
Seminário busca incentivar uso de plantas medicinais
Seminário busca incentivar o uso de plantas medicinais
Especialista ministra palestra sobre plantas medicinais