Participação digital da população ganha atenção de especialistas



Foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria-Geral e o governo do Rio Grande do Sul para cooperação técnica, intercâmbio de experiências e ferramentas, e o desenvolvimento conjunto de iniciativas relacionadas à participação digital, à democracia em rede e à cultura digital. A iniciativa vai possibilitar que equipes dos dois órgãos construam agendas conjuntas de eventos direcionados ao debate e disseminação da cultura digital e da democracia em rede.

Perfil e Opinião da Juventude Brasileira 2013
A Pesquisa Nacional sobre Perfil e Opinião da Juventude Brasileira 2013, organizada pela Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com a Unesco, aponta que pouco mais de 54% dos jovens considera muito importante a "percepção do grau de importância da política".

Quanto à participação política, a maioria dos entrevistados respondeu "não gosto de política, não me envolvo" (38%); ou que "não costumo participar, mas me interesso por política" (34%); 19% disseram "acho que a política deve ficar para pessoas que têm mais competência"; e, 9%, "considero-me politicamente participante".

A atuação em associações que se organizam por alguma causa foi o ponto considerado mais importante entre as "formas de atuação que podem ajudar a mudar ou a melhorar as coisas no Brasil".

A pesquisa foi realizada em todo o território nacional e conta com blocos temáticos referentes a saúde, educação, trabalho, cultura e lazer, participação politica e violência, sendo representativa para o meio urbano e rural, e serão lançados mês a mês até o final deste ano.

Programa Estação Juventude
O Programa Estação Juventude tem a finalidade de promover a inclusão e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso às políticas públicas por meio de equipamentos públicos. O Estação Juventude oferecerá informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de construir as suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação.

Os estados e municípios que tenham interesse em aderir ao Programa Estação Juventude deverão enviar suas propostas e respectivos planos de trabalho, por meio do SICONV, até o dia 13 de setembro de 2013, impreterivelmente. O Programa está inscrito no SICONV sob o número 2010120130002. Serão selecionados projetos para o ano de 2013 e 2014 para municípios no valor máximo de financiamento pela SNJ, para cada projeto, de R$ 258.000,00 (duzentos e cinqüenta e oito mil reais), para estados o valor máximo de financiamento pela SNJ será de R$ 633.000,00 (seiscentos e trinta e três mil reais).

Os espaços do programa Estação Juventude contarão com gestores capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendam às suas necessidades.

Fontes:
Secretaria-Geral da Presidência da República

Ipea



30/08/2013 15:25


Artigos Relacionados


Especialistas destacam necessidade de participação da população na discussão ambiental

TV Digital alcança 46% da população brasileira

Especialistas e representantes de empresas debatem implantação da TV digital

Especialistas debatem modelo para implantação da TV Digital no Brasil

Rio ganha novas instalações de atenção à traumatologia

Especialistas defendem atenção à primeira infância para uma cultura de paz