Partido é fundamental para a governabilidade, diz Suassuna
O senador Ney Suassuna (PB), líder do PMDB, disse que o partido é fundamental para a governabilidade do país e, ainda hoje, o que tem "maior capilaridade nacional". A afirmação foi feita da tribuna, durante sessão especial nesta quinta-feira (23) para comemorar os 40 anos do PMDB, fundado sob a sigla MDB.
Suassuna fez um breve histórico do partido e relembrou os principais fundadores e integrantes da agremiação, desde sua criação. Começou afirmando que o então Movimento Democrático Brasileiro nasceu para "combater o arbítrio" e abrigou os que não se conformavam com a violência adotada àquela época pelas regras da segurança nacional, durante o regime militar.
O primeiro integrante ilustre do partido a ser lembrado por Suassuna foi Ulysses Guimarães, que, segundo o senador, "soube conduzir o partido como ninguém". Ulysses ficou conhecido como o "Senhor Diretas Já", lembrou Suassuna, e foi incansável lutador pela redemocratização do país.
Teotônio Vilela, o "menestrel das Alagoas", foi outro integrante do partido que, segundo o senador, "comoveu os brasileiros como nenhum outro político". Para Suassuna, Teotônio "nos ensinou que a vida só tem sentido se sustentada por princípios".
Já o mineiro Tancredo Neves tinha a capacidade de conciliar posições antagônicas, compreender cada momento histórico do país e encontrar saídas quando tudo parecia perdido nas crises institucionais, afirmou o senador. Com ele, observou Suassuna, foi possível retomar o poder civil e proceder à transição pacífica, que se completou com a "importante participação de José Sarney" quando este assumiu, no lugar de Tancredo - que morreu antes de tomar posse - a Presidência da República.
23/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna saúda a decisão do PMDB de apoiar medidas para garantir governabilidade
ACM DIZ QUE PFL É VITAL PARA GOVERNABILIDADE
Para Valadares, LRF deu governabilidade e crédito aos municípios
Almeida Lima : "coalizão de partidos para a governabilidade é golpe contra a Nação"
MACIEL RESSALTA NECESSIDADE DE GOVERNABILIDADE
MACIEL RESSALTA NECESSIDADE DE GOVERNABILIDADE