Partidos indicam observadores para acompanhar processo sobre painel



As lideranças partidárias no Senado já indicaram quatro observadores para acompanhar os desdobramentos da comissão de inquérito administrativo que analisa a possibilidade de fraude no painel eletrônico de votação durante o processo de cassação do senador Luiz Estevão (PMDB-DF). Segundo o presidente da comissão, Dirceu Teixeira de Matos, os observadores podem assistir aos depoimentos ou fazer a leitura de sua transcrição.

Até o final desta semana, a comissão já havia ouvido 12 pessoas vinculadas ao Senado, ao Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal), à empresa fabricante do painel e àquela responsável por sua manutenção. Sem poderes para recomendar penalidades, no caso de se comprovar a violação do sigilo do painel eletrônico, essa comissão de inquérito está encarregada apenas, esclarece Teixeira, de concluir se houve ou não fraude e de apontar os responsáveis.

Quanto à entrega do laudo da perícia realizada no painel por técnicos da Universidade de Campinas (Unicamp), o presidente da comissão disse que ainda não há prazo definido. No momento, a equipe da Unicamp está analisando o material retirado dos discos rígidos (memória) dos computadores que mantêm o sistema de votação eletrônica. A possibilidade de os peritos retornarem a Brasília para colher mais informações é considerada remota por Dirceu Teixeira.

16/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Partidos indicam líderes para os próximos dois anos

Quatro partidos indicam integrantes para o Conselho de Ética

Partidos indicam novos líderes

Dutra quer reabertura de processo sobre violação do painel

Líderes indicam integrantes de comissão que vai acompanhar caso de dom Luiz Flávio Cappio

Partidos não indicam seus representantes e comissões permanentes não podem ser instaladas