Partidos prosseguem indicação de nomes para a direção das comissões técnicas do Senado
Após várias reuniões realizadas na noite desta terça-feira (11) e na manhã desta quarta-feira (12), lideranças partidárias voltaram a anunciar novos nomes indicados para os cargos de comando das comissões permanentes do Senado. Para ocupar a presidência da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), a liderança do PMDB indicou o senador Ney Suassuna (PB). Para a presidência da Comissão de Educação (CE), a liderança do PDT indicou o senador Osmar Dias (PR). A liderança do PMDB também decidiu indicar para a vice-presidência da Comissão de Educação o senador Hélio Costa (MG).
Nas próximas horas, segundo o senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB, haverá reuniões internas dos partidos e, em seguida, com a liderança do PT, a fim de decidir sobre o comando da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
Pelas regras estabelecidas, a presidência da CMO cabe ao PMDB e a relatoria ao PT. Entretanto, dependendo das negociações, esses postos poderão ser invertidos, em termos de ocupação partidária, ficando a presidência da CMO com o PT e a relatoria geral com o PMDB.
Essa é uma das comissões mais importantes do Congresso Nacional, que tem como principais atribuições examinar e aprovar a proposta anual de orçamento da União, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e pedidos de créditos suplementares, bem como decidir sobre o embargo ou retomada de obras custeadas pelo governo federal.
Para a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)foi indicado pelo PMDB o senador José Maranhão (PB). Até o final desta quarta-feira (12), a liderança do PT deverá decidir sobre quem será o indicado para a presidência da Comissão Conjunta do Mercosul.
12/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Indicados os nomes para cinco comissões técnicas
Alvaro Dias cobra definição quanto à direção das comissões técnicas
Em reunião tranqüila, líderes distribuem entre os partidos a direção das comissões permanentes
Comissões internas do Senado prosseguem colhendo depoimentos
Senado analisa indicação de Wilson Trezza para direção da Abin
Plenário do Senado aprova indicação de Paulo Lacerda para direção da Abin