Passageiros e funcionários de transportes coletivos poderão ter direito a máscara cirúrgica gratuita



Tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo, projeto do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que determina às companhias de transporte aéreo, ferroviário, aqüaviário e rodoviário disponibilizar máscaras cirúrgicas descartáveis a seus passageiros e funcionários.

O senador argumenta que, com o surto mundial da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), mais conhecida como pneumonia asiática, ficou evidente o papel dos meios de transporte coletivo na transmissão de doenças, especialmente os aviões.

Um número maior de pessoas, disse o parlamentar, viajam longas distâncias disseminando o vírus sem sintomas e desconhecendo sua condição de portador. Segundo ele, a máscara diminuiria o contágio, já que por mais preparados que sejam os atendentes e recepcionistas em terminais e até mesmo nos veículos, é praticamente impossível identificar todos os casos e impedir os passageiros contaminados de viajar.

Apesar das alegações das companhias aéreas de que os filtros com que são ocupados os aviões modernos são suficiente para impedir a transmissão de agentes infecciosos, pelo menos 13 pessoas contraíram o vírus da Sars num vôo entre Hong Kong e Beijing, lembra o senador. Isso aconteceu, acrescentou, por elas terem compartilhado o avião com um passageiro idoso que, por sua vez, foi infectado ao visitar o irmão que estava internado com a doença em Hong Kong.

-Essa providência é um meio de proteção da população em geral e dos usuários de transportes coletivos, em especial-, justifica o parlamentar.



28/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares propõe proteção específica a passageiros de transportes coletivos

Transportes coletivos podem ter mais recursos da Cide-Combustível

Instalada comissão para analisar MP que dá isenção a transportes coletivos

Idosos podem ter mais direitos no desembarque de transportes coletivos

Transportes: Metrô atinge recorde de passageiros transportados

Passageiros com 65 anos ou mais têm direito à gratuidade no Metrô e na CPTM