Patrícia Saboya participa de manifestação contra exploração sexual



A senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) participou, na manhã desta quinta-feira (18), na Esplanada dos Ministérios, de manifestação pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Patrícia assistiu também ao lançamento, no Ministério da Justiça, do Marco Teórico Referencial da Saúde Sexual e Reprodutiva do Jovem e do Adolescente, texto no qual o Ministério da Saúde reconhece que a vida sexual dos jovens merece atenção do Poder Público.

Dirigido aos gestores da área de saúde e de políticas públicas para a adolescência e a juventude, o documento pretende auxiliar os jovens a usufruir os seus direitos sexuais e reprodutivos com responsabilidade. Patrícia Saboya disse que essa foi uma das mais importantes iniciativas do governo na campanha. Ela ressaltou que o adolescente tem direito à educação sexual, numa visão aberta, não moralista, mas protetora.

Para defender os jovens e adolescentes, na opinião da senadora, o governo precisa avançar mais com iniciativas públicas ousadas e criativas também no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade. A campanha contra a violência é uma tarefa que envolve a sociedade, o governo e o Congresso, argumentou Patrícia.

À tarde, crianças e adolescentes, com a presença de Patrícia realizaram ato em frente ao Congresso Nacional. Durante o ato, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e Patrícia receberam um abaixo-assinado destinado ao presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. O documento pede a urgência nas votações de projetos de lei que tramitam na Câmara e que tornam mais rígidas as punições a crimes sexuais praticados contra a população infanto-juvenil.

Os projetos, segundo a senadora, foram apresentados após o fim dos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual e elaborados em consenso com as entidades civis, a comissão intersetorial do governo federal e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Patrícia Saboya, que é coordenadora da Frente no Senado, disse que as propostas promovem mudanças no Código de Processo Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Das cinco proposições, três já foram aprovadas pelo Senado e aguardam apreciação da Câmara.



18/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya recebe documento contra exploração sexual

Patrícia Saboya anuncia CPI da exploração sexual de crianças

Patrícia Saboya faz balanço positivo da CPI da Exploração Sexual

Patrícia Saboya é eleita presidente da CPI da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente

Patrícia Saboya assume 4ª Secretaria após presidir CPI da Exploração Sexual e CAS

Patrícia Gomes quer maior participação do Senado na luta contra a exploração sexual infantil