Patrícia Saboya faz balanço positivo da CPI da Exploração Sexual
A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) fez um balanço positivo dos três meses de funcionamento da comissão parlamentar mista de inquérito que investiga as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no país.
- Abriu-se uma janela neste Parlamento. Uma janela que tem nos mostrado histórias de um Brasil real, um Brasil que nos entristece, que nos deixa indignados, que nos apresenta as misérias da alma humana - comentou.
Mais de 300 denúncias já foram encaminhadas à CPI da Exploração Sexual, cuja missão, conforme assinalou a presidente do colegiado, não se restringe a desbaratar redes criminosas envolvidas nessa prática.
- É também nossa tarefa melhorar as estratégias de prevenção e de combate à exploração sexual e, obviamente, imprimir modificações nas leis que regem esses crimes - explicou, sustentando que nenhuma ameaça, dificuldade ou intimidação irá afastar seus integrantes desse caminho.
Graças ao trabalho realizado pelos senadores e deputados que participam da comissão, reforçado pela mobilização da sociedade e instalação de CPIs em âmbito municipal e estadual, Patrícia Saboya comemorou a prisão de políticos e empresários acusados de abusar sexualmente de crianças e adolescentes. A senadora pelo Ceará também creditou esse resultado à coragem de meninos e meninas vítimas de violência sexual denunciarem os autores desses crimes, rompendo, assim, o ciclo de silêncio que alimenta a impunidade.
Embora seja um instrumento vigoroso na cruzada contra a exploração sexual, Patrícia Saboya disse que o trabalho da comissão só surtirá efeitos permanentes se forem garantidas políticas públicas capazes de assistir social e economicamente as crianças e suas famílias e se houver mudanças na legislação penal, que dificulta a punição dos criminosos.
- Vamos lutar até o fim para que os verdadeiros culpados pela exploração sexual no Brasil sejam punidos - assegurou.
Em aparte, os senadores Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Mão Santa (PMDB-PI) elogiaram o empenho da presidente da CPI da Exploração Sexual em combater essa prática criminosa e cobrar do poder público uma nova perspectiva de vida para crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência.
25/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patrícia Saboya anuncia CPI da exploração sexual de crianças
Patrícia Saboya recebe documento contra exploração sexual
Patrícia Saboya participa de manifestação contra exploração sexual
Patrícia Saboya é eleita presidente da CPI da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente
Patrícia Saboya assume 4ª Secretaria após presidir CPI da Exploração Sexual e CAS
Patrícia diz que violência tem aterrorizado integrantes da CPI da Exploração Sexual