Patriota debaterá com Representação no Parlasul situação de brasileiros no Paraguai



O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, deverá debater a questão dos brasiguaios, na próxima semana, com os integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). A audiência pública, prevista para quinta-feira (16), foi convocada a partir de requerimento do deputado Roberto Freire (PPS-PE) aprovado nesta quinta-feira (9) em reunião da representação, presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).

VEJA MAIS

Em seu requerimento, Freire pede que o ministro converse com os parlamentares a respeito da situação dos agricultores brasileiros em território paraguaio e das negociações que estão sendo travadas atualmente entre Brasília e Assunção. Como observou o deputado na justificação de seu pedido, o governo paraguaio está empenhado em atender às demandas locais de reforma agrária, ao mesmo tempo em que busca uma solução pacífica para a questão dos brasiguaios, "dentro da lei e com respeito à propriedade privada e a garantia à segurança dos colonos no Paraguai".

- O conflito entre brasileiros que residem no Paraguai e agricultores sem terra paraguaios vem se arrastando há bastante tempo. A situação, hoje, alcançou um estágio extremo e merece atenção especial por parte das autoridades brasileiras - disse Freire.

Existem aproximadamente 350 mil agricultores brasileiros no Paraguai, dos quais boa parte vive lá há muitos anos. Desde o dia 23 de janeiro, segundo relata a Agência Brasil, os brasiguaios e os carperos, como são conhecidos os sem-terra paraguaios, estão em conflito na região de Santa Rosa del Monday, no Alto Paraná.

Para os sem-terra paraguaios, nesta região, as terras foram ocupadas irregularmente por brasileiros. Os carperos alegam que as terras seriam destinadas anteriormente à reforma agrária. Os produtores brasileiros negam que as terras sejam irregulares. E a Justiça paraguaia determinou a reintegração de posse para os brasileiros.



09/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representação no Parlasul debaterá comércio com Argentina

Representação brasileira no Parlasul discute situação de Honduras

Situação de torcedores brasileiros presos na Bolívia será debatida com Patriota

Patriota participa de audiência sobre a situação de brasileiros no Oriente Médio

Patriota pode debater na CRE a situação dos brasileiros que vivem nos países árabes

Congresso está preocupado com situação de brasileiros no Paraguai