Patriota pode debater na CRE a situação dos brasileiros que vivem nos países árabes
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se, nesta quinta-feira (3), às 10h, quando deve aprovar requerimento convidando o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para debater a respeito das condições dos milhares de brasileiros que vivem nos países do Oriente Médio e Norte da África, que hoje enfrentam "situações de emergência" em razão de revoltas populares. O encontro foi proposto pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Na ocasião também se avaliará o impacto e as consequências desses problemas nas relações de tais países com o Brasil.
No caso Egito, gigantescas manifestações populares resultaram no afastamento do ditador Hosni Mubarak, após 30 anos no poder, e há expectativa de que, após uma transição de seis meses, haja eleições livres e um dirigente democrático assuma o governo. Na Líbia, por sua vez, o ditador Muamar Kadafi, no poder desde 1969, quando deu um golpe militar, avisa que só será retirado "como mártir". Após violenta repressão aos manifestantes, parte do país saiu do controle de Kadafi e o quadro é de guerra civil.
Na mesma reunião, a CRE vai analisar as mensagens presidenciais de indicação dos novos embaixadores brasileiros na Bélgica e na África do Sul, respectivamente André Mattoso Maia Amado e Pedro Luiz Carneiro de Mendonça.
Na última reunião da comissão foram lidos os relatórios, mas o presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL), concedeu vista coletiva das matérias. A reunião será realizada na sala 7 da ala Alexandre Costa
02/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Audiência debate situação de brasileiros que vivem nos países afetados pela crise econômica mundial
Começa audiência sobre situação de brasileiros que vivem no exterior
Brasileiros que vivem no Paraguai podem regularizar situação até esta sexta-feira
Alto comissário da ONU diz que Brasil pode ser destino para refugiados de países árabes
Patriota debaterá com Representação no Parlasul situação de brasileiros no Paraguai
Patriota e Pimentel serão convidados para debater comércio com Argentina e situação de 'brasiguaios'