PATROCÍNIO ALERTA PARA AUMENTO DOS CASOS DE LER



Ao advertir sobre a necessidade de o Brasil melhorar a proteção à saúde do trabalhador, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) destacou o crescimento de casos de pessoas acometidas pelas chamadas Lesões por Esforços Repetitivos (LER). A enfermidade, explicou, inclui-se no campo das doenças ocupacionais e atinge mais àqueles que trabalham com computadores, podendo levar à invalidez permanente.
A LER, informou, é uma doença identificada recentemente, que atinge trabalhadores de todo o mundo, principalmente em função da crescente informatização. Patrocínio enfatizou que "é grande o número de trabalhadores que sofrem a doença, chamada também de síndrome de digitadores".
- A globalização, a concorrência acirrada, a pressão por aumentos constantes de produtividade, a redução de custos e dos quadros de pessoal com o conseqüente aumento da carga de trabalho geram uma pressão física e psicológica sobre o trabalhador - sintetizou o senador, que acredita no agravamento da enfermidade.
A doença, que poderia ser evitada ou ter seus efeitos reduzidos, observou Patrocínio, tem gerado a demissão de trabalhadores ainda jovens, treinados, com potencial para produzir de forma decisiva ao desempenho das empresas. Além disso, continuou, a Previdência Social terá de suportar custos adicionais de aposentadorias precoces, "o que irá impossibilitar seu equilíbrio de longo prazo, gerando pressão sobre o déficit público".
- A prevenção de acidentes de trabalho e a redução de doenças profissionais devem ser preocupação de todos nós: empresários, Governo e trabalhadores, como forma de promoção da dignidade da pessoa humana - afirmou.

04/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrocínio alerta para o aumento dos casos de Aids

Cesar Borges alerta para aumento de casos de dengue na BA

Marta Suplicy alerta para tendência de aumento dos casos de Aids

Vital do Rêgo alerta para aumento de casos de dengue no país

Patrocínio alerta para aumento abusivo do preço dos medicamentos

TÁVOLA ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE AIDS E GRAVIDEZ ENTRE ADOLESCENTES