Vital do Rêgo alerta para aumento de casos de dengue no país



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) manifestou sua preocupação, em discurso nesta segunda-feira (15), com o aumento nos casos de dengue no país. O senador alertou para o risco de se repetir este ano a grande epidemia da doença ocorrida em 2010.

Vital do Rêgo citou dados do Ministério da Saúde segundo os quais a doença vinha sob controle em 2011 e 2012, mas, neste momento, 714 mil casos estão em investigação sendo que 200 mil já foram confirmados. Onze estados brasileiros estão em estado de alerta por concentram mais de 74% dos casos suspeitos.

Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás apresentam incidência de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, considerada alta pelo Ministério da Saúde. São Paulo, Bahia e o Distrito Federal estão na faixa média, de 101 a 300 casos por 100 mil habitantes, e o restante do país está na faixa considerada baixa, com até 100 casos por 100 mil habitantes.

O senador explicou que vários fatores colaboram para esse aumento dos casos da doença. Na epidemia de 2010, por exemplo, o Tribunal de Contas da União apontou falhas na aplicação dos recursos disponíveis para o controle e combate ao mosquito por parte dos estados e municípios. Outro fator é a ocorrência de novos tipos de vírus, como o tipo 4, recém-chegado ao país.

O maior problema em sua avaliação, no entanto, é que as pessoas se sentem mais seguras em relação à doença e nem sempre procuram um médico para se tratar. As pessoas não levam em consideração, salientou, que existe a forma hemorrágica da doença, que pode matar. Além disso, sem registro da ocorrência do vírus, as autoridades de saúde não conseguem mapear corretamente a incidência dos vários tipos de vírus (1, 2, 3 e 4), o que só é possível após o diagnóstico laboratorial.

- A situação só não está pior porque houve uma discreta redução dos casos mais graves da doença na comparação deste primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado. É necessário e é urgente que as autoridades sanitárias atuem de forma acelerada para evitar nova epidemia – afirmou, lembrando que a situação deve piorar com a volta das chuvas no Nordeste.

Aviação Civil

Vital do Rêgo registrou também a aprovação do Relatório Final da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil (Cistac), entregue, na última terça-feira (9) ao ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

A Cistac havia sido criada no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal em 2012, para realizar, no prazo de 12 meses, ciclo de debates sobre a situação de todos os segmentos da aviação nacional. O senador relatou que foram realizadas 19 audiências públicas, sendo ouvidas mais de 50 autoridades no assunto. O documento final traz o diagnóstico e as recomendações para a aviação civil.



15/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rego alerta para aumento da dengue no Brasil

Cesar Borges alerta para aumento de casos de dengue na BA

Secretaria de Saúde do Amazonas alerta para aumento de casos de dengue após o Carnaval

Vital do Rêgo alerta para privatização de hospitais públicos via terceirização

Vital do Rêgo defende aumento de remuneração nas Forças Armadas

Vital do Rêgo quer água mineral excluída do aumento do IPI