Patrocínio alerta para necessidade de prevenção da Aids no Brasil
Na maior parte, informou o senador, as contaminações ocorreram por via sexual e quase metade entre heterossexuais. Citando o ministro da Saúde, Patrocínio disse que a sociedade deve ser alertada, "porque prevalece o folclore de que a Aids é doença ligada a homossexuais e usuário de drogas".
Patrocínio lembrou que o Brasil conseguiu reduzir pela metade o número de mortes relacionadas à Aids, entre 95 e 99, e em 80% o número de internações hospitalares, decorrentes de infecções oportunistas, tornando-se um modelo mundial no combate à doença. Ele citou dados sobre a situação da Aids no mundo, em 2000, quando 3 milhões de pessoas morreram e mais de 5 milhões foram infectadas.
O senador também citou o documento da Organização das Nações Unidas, assinado por 189 países, segundo o qual o acesso universal ao tratamento da Aids é um direito à vida. Ele destacou que os representantes desses países concordaram que a prevenção e o tratamento devem andar juntos no combate à Aids. Patrocínio disse que embora o programa brasileiro de tratamento seja reconhecido como o mais avançado do mundo, "é urgente" que o país se detenha também na prevenção da Aids.
13/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roseana alerta para a necessidade de prevenção do câncer
Patrocínio alerta para o aumento dos casos de Aids
Campanha alerta sobre a importância da prevenção à Aids durante o Carnaval
Mozarildo alerta para necessidade de o Brasil combater a biopirataria
Prevenção: Campanha de prevenção à Aids para o dia dos namorados será lançada nesta sexta-feira
Brasil promove campanha de prevenção à Aids na África do Sul