Patrocínio destaca importância do trabalho desenvolvido pelo Sistema Nacional de Emprego
Carlos Patrocínio disse que, para o corrente ano, a expectativa do Sine é colocar no mercado aproximadamente 16 mil trabalhadores. Caso isso se concretize, afirmou, esse número representará um aumento de 19% na quantidade de pessoas empregadas por meio do órgão, em relação a 2000. Ainda assim, acrescentou, ficará abaixo das vagas captadas junto às empresas, que, segundo projeções, deverá ser de cerca de 20 mil.
O senador salientou que as atividades do Sine não se limitam à qualificação profissional e à intermediação de mão-de-obra. Ele citou levantamento divulgado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social, segundo o qual cerca de 200 mil trabalhadores foram beneficiados com os serviços prestados pelo Sine em outras áreas, como requerimento do seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, orientações sobre legislação trabalhista e segurança no trabalho.
Para a realização dos cursos, informou, o Sine contrata, anualmente, as entidades componentes do sistema S - os serviços nacionais de aprendizagem industrial, comercial, rural e do transporte.
- Essas entidades são selecionadas, de acordo com as normas do Ministério do Trabalho, para oferecer cursos gratuitos aos trabalhadores, custeados pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Os cursos oferecidos vão desde artesanato em fibra de buriti, até informática, passando por garçom, operador de máquinas pesadas em obras e gestão municipal na área de saúde - disse.
14/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alcântara destaca importância do trabalho desenvolvido pela WWF-Brasil
Jucá destaca importância do trabalho desenvolvido pela Fundação Zerbini
Presidenta destaca a importância do primeiro emprego e o papel da mulher no mercado de trabalho
Alcântara elogia trabalho desenvolvido pelo Inmetro
Jucá destaca programa itinerante de profissionalização desenvolvido pelo Senac
Alvaro Dias destaca trabalho humanitário desenvolvido pelos mórmons