PATROCÍNIO: HIDRELÉTRICA DO LAJEADO RESPEITARÁ A NATUREZA
O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) anunciou que amanhã (dia 15) a cidade dePalmas (TO), capital do Tocantins, assistirá ao lançamento do edital de licitação da Usina de Lajeado, que, conforme acentuou, será construída com procedimentos de respeito ao meio ambiente e concluída dentro de cinco anos. Lembrando que apresentou projeto preconizando a existência de eclusas e equipamentos de proteção à fauna aquática quando da construção de barragens, ele disse que isso certamente não faltará nessa usina.
- Estou convicto de que a construção da hidrelétrica do Lajeado obedecerá às normas estabelecidas no projeto. Sei que o governador Siqueira Campos, bem como o governo federal, compreendem que, sem as eclusas, nenhum rio se transforma em hidrovia, depois de interrompido por barragem ou usina - afirmou.
Na opinião de Carlos Patrocínio, com essas providências, Tocantins estará dando um exemplo ao Brasil e não perpetrando um crime contra a natureza e o desenvolvimento racional. O senador disse que o lançamento do edital para a construção dessa hidrelétrica consiste num "sonho dos tocantinenses históricos" e demonstra que o Estado se fortalece para ingressar no ano 2000 como uma nova Canaã.
- Será a terra prometida que oferece à nação o solo fértil para a agropecuária; o transporte fluvial para o escoamento das safras; a energia para movimentar as indústrias e os imensos espaços vazios onde poderão crescer novas populações - assinalou.
Ele informou que a usina está orçada em R$ 1,2 milhão e teve a potência reduzida de 950 para 850 megawatts, para permitir o maior funcionamento das máquinas. Como fator de desenvolvimento racional, prosseguiu ele, a obra fundamenta-se em três pressupostos indissociáveis: ser economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente moderna.
Conforme Carlos Partrocínio, a viabilidade econômica do projeto se expressa no fortalecimento do setor energético e no consequente crescimento da economia estadual, principalmente porque o Tocantins passará de comprador a exportador de energia. Ele considerou também significativo o fato de o Estado não precisar se endividar para executar a obra.
14/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patrocínio comunica leilão para concessão e construção de usina hidrelétrica em Tocantins
Aneel aprova hidrelétrica de São Domingos e pequena central hidrelétrica Santa Rosa I
Empresários argentinos visitam Lajeado
Governo entrega certificados para piscicultura no Lajeado
Lajeado apresenta projeto para reforma de ginásio
Lajeado cria Núcleo Municipal para atingir metas dos ODM