Patrocínio parabeniza o governo federal pelos projetos de gestão do lixo
O parlamentar informou que somente este ano estão sendo financiados cerca de R$ 15 milhões, em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Tesouro Nacional, destinados à elaboração ou à implantação de planos de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, por meio da construção de aterros sanitários. Nos aterros, o lixo é armazenado em células isoladas por camadas de solo compactado, possibilitando que sua decomposição se processe de modo menos prejudicial ao ambiente e aos seres humanos.
O representante do Tocantins no Senado citou dados do Ministério do Meio Ambiente segundo os quais são recolhidas diariamente no Brasil 90 mil toneladas de lixo, das quais 77% não recebem destinação adequada. O mais comum, afirmou, é que esse lixo seja despejado em vários depósitos a céu aberto, os famosos lixões.
- Uma das conseqüências mais sérias é representada pela grande quantidade de pessoas que catam o lixo que julgam aproveitável dos lixões, inclusive alimentos, entre as quais se encontram 50 mil crianças - afirmou o parlamentar.
Patrocínio elogiou o programa "Brasil joga limpo", do Ministério do Meio Ambiente, que visa à gestão integrada dos resíduos sólidos, e a adoção do conceito de ecodesign, que "consiste no projeto de objetos, instalações e construções que em toda sua vida útil produzam o mínimo de resíduos". O senador afirmou ainda ser "muito recomendável difundir a coleta seletiva do lixo, já praticada em mais de cem municípios brasileiros".
18/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores defendem apoio federal para gestão do lixo nos municípios
PATROCÍNIO PARABENIZA O GOVERNO POR APOIAR OS PEQUENOS PRODUTORES
Rollemberg critica governo do DF por contrato de R$ 11,7 bi para gestão do lixo
Garibaldi Alves parabeniza governo federal por ações contra a seca
Wilson Santiago parabeniza ações do governo federal de fortalecimento da agricultura familiar
CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE RECICLAGEM DE LIXO