PATROCÍNIO PROPÕE DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Carlos Patrocínio registrou a existência de matérias em tramitação no Congresso sobre o emprego do idioma oficial brasileiro. Uma delas, do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), considera prática abusiva e danosa ao patrimônio cultural o emprego de palavras estrangeiras, quando houver equivalente em português, se o emprego de vocábulos estrangeiros descaracterizar qualquer elemento da cultura nacional.
O senador recebeu convite do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), para participar da abertura do seminário Idioma e Soberania - Nossa Língua, Nossa Pátria, que será realizada no dia 14 de março, às 9 horas, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara. Durante o evento será debatida a situação e examinadas providências para promoção, proteção, defesa e uso do idioma nos países da Comunidade de Língua Portuguesa.
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) disse que os órgãos de comunicação do país em vez de procurar valorizar o idioma português em suas publicações chegam a induzir a população a usar expressões estrangeiras. Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) sugeriu que seja exigido que os letreiros expostos nas ruas sejam escritos com o português correto. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) comentou que a questão de expressões em inglês invadir outras línguas não é exclusividade dos países do terceiro mundo. Ele lembrou que um dos mais preocupados com o assunto é a França.
02/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral lembra importância da defesa da língua portuguesa
Projeto que trata da defesa da língua portuguesa será examinado pela CE
Comunidade científica elogia parecer de Lando a projeto de defesa da língua portuguesa
Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa
Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa
Exame de língua portuguesa tem 3,5 mil aprovados