Valmir Amaral lembra importância da defesa da língua portuguesa
Além de representar o amor que um cidadão sente por seu país, a defesa da língua pátria é uma maneira que um povo tem de mostrar sua força. Essa é a opinião do senador Valmir Amaral (PMDB-DF), que salientou a consolidação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o papel da entidade na demonstração da consciência que os países de língua portuguesa têm do quanto podem contribuir uns com os outros.
- A defesa de nosso idioma e a luta por uma língua portuguesa forte são indícios de que os países lusófonos estão conscientes da importância da língua para a auto-estima e o amor próprio de seus povos - afirmou o senador.
Ele observou que a CPLP é a culminância de um processo de cooperação que já dura vários anos, lembrando que Brasil e Portugal, por exemplo, buscam unificar a ortografia do idioma desde a década de 70, com significativos progressos. Valmir também citou o progresso na interação com os outros países do grupo, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau.
A comunidade lusófona engloba, atualmente, conforme informou Valmir Amaral, cerca de 250 milhões de pessoas, nos cinco continentes, sendo que o Brasil concentra 80% dos falantes da língua portuguesa, que também é a quinta língua mais falada do planeta.
25/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral lembra Dia da Imigração Japonesa
Valmir Amaral lembra Dia Meteorológico Mundial
Valmir Amaral registra importância da Federação das Indústrias para economia do DF
Valmir lembra importância do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
PATROCÍNIO PROPÕE DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Projeto que trata da defesa da língua portuguesa será examinado pela CE